domingo, 11 de abril de 2010

Bombeiros vão receber 48 cêntimos por quilómetro

Os bombeiros passam a receber 48 cêntimos por quilómetro no transporte de doentes, na sequência de um acordo entre a Liga de Bombeiros Portugueses e o Ministério da Saúde.

O valor traduz um acréscimo de um cêntimo face ao preço que vigorava, actualizado pela última vez em Julho de 2008.

O aumento para 48 cêntimos é justificado perante 'os constrangimentos orçamentais e a evolução recente dos preços dos combustíveis', lê-se no despacho assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, publicado em Diário da República.

Esta actualização do preço por quilómetro produz efeitos desde 1 de Janeiro. No acordo celebrado em Agosto de 2009 o valor não sofreu qualquer agravamento.

DISCURSO DIRECTO

Duarte caldeira Pres. da Liga dos Bombeiros Portugueses sobre o aumento do preço por km no transporte de doentes.

Correio da Manhã – O aumento do preço por quilómetro pago pelo Estado no transporte de doentes satisfaz os bombeiros?

Duarte Caldeira – Não! Continua a ser insuficiente face aos custos que o serviço acarreta para as corporações. Mas tendo em conta a actual situação do País, aceitámos porque acaba por ser um contributo para minimizar o problema das associações humanitárias.

– Estão previstas outras medidas de compensação?

– Foi constituída uma equipa para acompanhar o evoluir do preço dos combustíveis e, em face disso, talvez seja possível acordar medidas correctivas de compensação.

– A actualização é retroactiva a Janeiro. Mas já a reclamavam há muito mais tempo.

– Infelizmente, essa é uma questão recorrente. O ideal era que as negociações fossem mais rápidas, mas isso não acontece e há sempre perda para os bombeiros.

– Empresas privadas de transporte de doentes e de táxis queixam-se que os bombeiros lhes fazem concorrência. Concorda?

– O transporte de doentes não é um negócio para os bombeiros. É mais um serviço que prestamos às populações. E fazemos isso desde 1968, enquanto as empresas de transporte de doentes só foram legalizadas em 1998.

– A Liga tem defendido a reorganização deste tipo de serviço?

– Sim, é necessário pensar em novos modelos de organização para melhorar a eficácia do serviço de transporte de doentes nas corporações. É preciso dar um salto em frente para melhorar a qualidade e a rentabilidade. O actual modelo está esgotado.

– Que soluções estão em análise?

– As associações podem agrupar-se em bases regionais, municipais ou locais e rentabilizarem os meios. O ideal seria criar-se um Serviço de Ambulâncias dos Bombeiros (SAD), à semelhança do sistema que funciona na Madeira.

CM

2 comentários:

  1. Boa tarde, para responder à sua questão sobre os privados que também prestam este tipo de serviço, é obvio que também são remunerados, muitas vezes sendo o mesmo valor base imposto aos bombeiros.
    Acontece que os bombeiros fazem concorrência directa e injusta a empresas privadas todos os dias sem qualquer análise e intervenção por parte dos orgãos reguladores e fiscalizadores (INEM). Os bombeiros fazem peditórios à população para comprarem novos meios, recebem viaturas oferecidas por empresários locais que poderão com essa oferta usufruir de vantagens fiscais, recebem viaturas subsidiadas pelo estado (ministério da administração interna) assim como o gasoleo, os seus recursos humanos são voluntários em 95% dos bombeiros activos, e a melhor parte NÃO PAGAM QUAISQUER IMPOSTOS NEM SEGURANÇA SOCIAL. Após todas estas ofertas, voluntariados e subsidios do estado ainda lhes é permitido concorrer em pé de igualdade com as empresas privadas que compram os seus meios, pagam remuneração aos seus funcionários e ainda pagam todos os impostos à semelhança de qualquer outra empresa sem qualquer previlégio. Analisando tudo isto... onde é que estão todos os milhões ganhos pelos bombeiros no transporte de doentes????!!!! O Sr. Duarte Caldeira passa a vida a lamentar-se porque tem medo que lhe acabem com os tachos, que permitem às direcções dos corpos de bombeiros andarem a passear de viaturas topo de gama com combustivel pago por todos nós!! Os bombeiros são associações com fins não lucrativos de utilidade pública e para quando dedicarem-se àquilo para o qual foram criados que é apagar fogos???!!! è lamentável de cada vez que há um fogo os bombeiros virem-se queixar para a comunicação social de que não têm meios para combater os fogos quando estão preocupados em concorrer com empresas privadas numa area para qual não foram criados!!!!! Quem sofre com tudo isto mais uma vez??? OS CONTRIBUINTES PORTUGUESES!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. ó anonimo das 19:04 para falares dessa maneira deves ter uns taxis a girar por aí e não lhes dás grande uso.. bombeiros sempre!!!

    ResponderEliminar