quarta-feira, 28 de abril de 2010

ULS da Guarda e Federação de Bombeiros chegam a acordo

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda e a Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda chegaram ontem a um entendimento sobre o Regulamento de Transporte de Doentes.
A ULS entregou à Federação de Bombeiros uma segunda versão do documento onde estarão vertidas as alterações apresentadas pelos Bombeiros num documento elaborado pelo advogado e presidente dos Bombeiros Voluntários da Guarda, Álvaro Guerreiro.
A versão alterada do Regulamento de Transporte de Doentes foi entregue numa reunião realizada esta Terça-feira no Governo Civil da Guarda. O encontro foi promovido pelo governador civil, Santinho Pacheco, que realçou o «espírito de colaboração e de concórdia» com que decorreu o encontro.
O governador civil explicou ao TB que foram clarificados os vários pontos do documento que suscitavam «discórdia», admitindo que possa haver «arestas ainda a limar». O documento entregue pela ULS vai ainda ser analisado pela direcção da Federação, mas o presidente, Gil Barreiros, reconheceu que por aquilo que teve oportunidade de ler na reunião do Governo Civil a nova versão «responde aos anseios dos bombeiros».
A Federação de Bombeiros deverá manter a reunião marcada para 3 de Maio com as associações de bombeiros do distrito, na qual se pretendia decidir sobre medidas a tomar como forma de protesto contra o regulamento de transporte de doentes, mas agora com o objectivo de dar a conhecimento dos resultados da reunião com a ULS.
Esta foi a segunda vez que o governador civil chamou os dirigentes da Federação de Bombeiros e da Unidade Local de Saúde da Guarda para discutir o Regulamento de Transporte de Doentes, em vigor desde o início de Fevereiro.
O documento tem sido alvo de duras críticas por parte das associações de bombeiros do distrito que ameaçavam tomar algumas medidas de protesto. A Federação de Bombeiros alertava para o facto da situação estar a pôr em causa a «sobrevivência» dos corpos de bombeiros e dos postos de trabalho criados pelas associações humanitárias».
Acusou a ULS «de optar por medidas economicistas, sem ter em conta «acordos anteriormente celebrados e as leis nacionais». Gil Barreiros constatava recentemente que as associações de bombeiros já se ressentiam do regulamento que restringe o transporte de doentes em ambulância e privilegia a utilização dos transportes públicos e o transporte próprio.
A ULS tem reafirmado que o objectivo do Regulamento é pôr cobro aos «abusos e aos vícios que se foram criando». A ULS paga anualmente cerca de 3,5 milhões de euros em transporte de doentes.
Terras da Beira

Sem comentários:

Enviar um comentário