quarta-feira, 7 de abril de 2010

Bombeiros querem começar novo quartel em Julho

Os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave esperam começar a construir o novo quartel já no próximo mês de Julho.
A candidatura ao QREN foi aprovada pelo que 70% do investimento total está garantido tendo a associação de assegurar os restantes 30%.
O presidente da direcção dos Bombeiros, Narciso Silva aponta que se trata de um “projecto modelar”.
Os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave vão construir um novo quartel. O terreno já está cedido pelo município, a candidatura ao QREN foi já aprovada pelo que a corporação espera começar a construir ainda este ano.
O novo quartel está orçado em 950 mil euros sendo que os fundos comunitários vão financiar 70% ficando os restantes 30% a cargo da corporação. “Para além das ajudas daqueles que nos são próximos estamos já no terreno com várias iniciativas nomeadamente sorteios, angariação de pequenos donativos junto de estabelecimentos comerciais, protocolos com comércio tradicional”, explicou o presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, Narciso Silva.
O responsável considera que têm uma “mais valia” que são as actuais instalações cujo edifício lhes pertence. “Pelas notícias que têm sido publicadas penso que está fora de hipótese serem para a GNR”, notou acrescentando que a solução passará por vender ou por arrendar. “Caso não seja possível vender a solução poderá passar por arrendar para escritório, clínica de fisioterapia ou outro tipo de serviços”, avançou salvaguardando que a decisão caberá sempre aos sócios.
Não obstante, Narciso Silva considera que “seria aconselhável” que ali fosse um “espaço nobre até para um edifício público que possa servir a população”. Neste sentido, o responsável diz já ter feito alguns contactos.
Narciso Silvo refere que se a associação conseguir “rentabilizar” o edifício “não será necessário” que os bombeiros se endividem junto da banca. “O valor do imóvel é suficiente não só para cobrir os 30% que são necessários mas ainda ficará algo para proceder a outras despesas que possam acontecer nomeadamente mobiliário”, disse.
O projecto do novo quartel está já aprovado na Câmara Municipal sendo que com a candidatura aprovada a associação tem dois anos para concluir a sua edificação.
Um novo edifício é uma “necessidade há já alguns anos”. “Quem passa por Riba de Ave vê algumas viaturas fora do quartel e realmente não só houve renovação da frota mas também aumento da mesma e isso implica necessariamente a nossa saída daqui”, notou referindo que tal verifica-se “não só por falta de espaço mas também devido às novas realidades”.
Segundo explicou o presidente da direcção o quartel foi pensado “para homens” mas os bombeiros ribadavenses já possuem mulheres nos seus quadros. “Esta é uma nova realidade que impõe uma nova perspectiva”, disse.
O responsável aponta que o projecto do novo quartel é “modelar” uma vez que pode ir crescendo por módulos “à medida que as necessidades vão surgindo”. “Esta é uma das mais valias do projecto. O projecto inicial está pensado para aquilo que legalmente nos é imposto mas vamos deixar espaço para poder avançar com outras valências caso seja necessário”, afirmou.
A nova infra-estrutura terá um parque de viaturas, camaratas femininas e masculinas, salas étnicas, sala de formação, salas de apoio administrativo e casa-escola.
Entretanto, os Bombeiros de Riba de Ave integrou a candidatura que foi feita ao “Novo Norte” para receberem financiamento para equipamentos de protecção individual.
Por seu lado, o comandante da corporação, Manuel Antunes considera que o novo quartel trará “melhores condições” seja para trabalhar como para conviver. “É uma grande mais valia”, disse referindo que a localização será melhor uma vez que onde se encontram actualmente, saiam directamente para a estrada que tem “muito trânsito”.
Instado sobre o que falta depois do novo quartel Manuel Antunes frisa que “falta sempre muita coisa”. “Neste momento temos quatro ambulâncias de socorro e precisávamos de mais duas, precisávamos de um carro de inter.

Entre Vilas

Sem comentários:

Enviar um comentário