domingo, 18 de abril de 2010

Melhor Protecção Civil

O Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, foi recebido em Gaia, no quartel dos Bombeiros Sapadores, por Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e restante executivo, com guarda de honra.

Após visitar o quartel, o Secretário de Estado tomou conhecimento das necessidades que afectam a Companhia de Bombeiros Sapadores, não obstante o investimento de cinco milhões de euros por ano a cargo da Câmara Municipal de Gaia.

Uma das necessidades mais urgentes, referida por Marco António Costa, Vice-Presidente da Câmara de Gaia, é a aquisição de um veículo de salvamento e desencarceramento rápido e moderno para substituir o actual, que já tem 22 anos de existência, só transporta dois bombeiros e atinge a velocidade máxima de 40 km/hora.
"Esta aquisição seria a maior prenda que a Companhia poderia receber no dia do seu aniversário - 4 de Maio" quando completa 171 anos de vida. Gostaria de ter no horizonte essa promessa cumprida", afirmou, por sua vez, Salvador Almeida, Director Municipal de Bombeiros e Protecção Civil de Gaia.

A par das insuficiências de recursos materiais, foi também abordada a falta de recursos humanos. "Temos 100 efectivos e a sua renovação é necessária ", acrescentou ainda Salvador Almeida. De referir que rácio actual é de um bombeiro por 3000 habitantes, para um território com uma área de 167 km2, o que é manifestamente insuficiente, comparando com outros grandes municípios.

As fontes de financiamento dos Bombeiros Sapadores de Gaia resultam do Orçamento da Câmara Municipal. A questão do financiamento é fundamental, mas tem que ser realista e o esforço tem que ser colectivo. "Existem soluções para aqueles que têm mais capacidade. Em alguns casos, empresas cotadas na bolsa e que, distribuindo dividendos de uma forma significativa, poderiam comparticipar neste esforço colectivo de financiamento de um serviço que é crucial", afirmou a propósito Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara de Gaia, antes de destacar a importância da criação de uma taxa municipal para garantir um maior e melhor apoio à comunidade por parte da Protecção Civil.

Em resposta a Luís Filipe Menezes, o Secretário de Estado da Protecção Civil considerou " justa a sugestão da criação de uma Taxa Municipal de Protecção Civil, não de uma forma isolada, pontual, município a município, mas de uma forma articulada entre os municípios".



"Recorde-se que a Câmara Municipal de Gaia e o Governo têm mantido uma relação estreita na resolução dos problemas da população", acrescentou Vasco Franco, destacando que uma das suas apostas é contribuir para a alteração do regulamento do QREN, de modo a permitir que outros municípios, para além de Lisboa, se possam candidatar à compra de viaturas.
"Têm sido aprovados inúmeros projectos no âmbito do QREN para apoio aos Bombeiros, quer em matéria de instalações, quer de construção de novos quartéis quer ainda na aquisição de equipamentos e de viaturas. Vamos procurar que estes apoios também abranjam de uma forma mais efectiva os municípios que têm Bombeiros Sapadores e Bombeiros Municipais", concluiu Vasco Franco.

GaiaGlobal

Sem comentários:

Enviar um comentário