segunda-feira, 5 de abril de 2010

Manto de neve atrai milhares de turistas

O espesso manto branco com que o São Pedro resolveu cobrir a serra da Estrela este fim-de-semana serviu ontem de cenário e de parque de diversões a milhares de turistas – portugueses e estrangeiros.
"Vai ser um dia em cheio", vaticinava Albino Pereira, 52 anos, residente em Odivelas, um dos primeiros a chegar ao maciço central, depois de reabertas as estradas pelas autoridades.
Os acessos à Torre estiveram cortados toda a noite por causa da queda de neve e do vento forte, mas ontem de manhã tudo mudou. O dia acordou limpo e solarengo, deixando deliciados os turistas que nesta época do ano escolhem a serra da Estrela para umas miniférias. "É um sítio diferente daquilo a que estamos habituados no resto do País e muito convidativo para uns dias de descanso", justificou Rui Oliveira, 37 anos, de Torres Novas.
A queda de neve registada nos últimos dias fez sorrir os frequentadores habituais das pistas de esqui e criou condições para as habituais brincadeiras de família. "Aproveitamos sempre para brincar uns com os outros", disse Albino Pereira, enquanto as restantes 11 pessoas do seu grupo o esperavam para uma incursão na neve.
O trânsito esteve congestionado durante todo o dia no maciço central, mas segundo fontes do Posto de Montanha da GNR não se registaram incidentes.
As estradas não tinham gelo e os veículos puderam circular sem constrangimentos. "Foi um dia de enchente, com alguns engarrafamentos, que são habituais nesta época do ano", adiantou um militar da GNR.

LOJAS MUITO CONCORRIDAS

A grande afluência de visitantes ao maciço central da serra da Estrela reflectiu-se na corrida às lojas de produtos tradicionais que estão instaladas na Torre. Os diversos tipos de queijo da serra, os enchidos regionais, os doces e os artigos de vestuário em pele foram os que mais despertaram o interesse dos clientes.

PORMENORES

FILAS: As vias de acesso à Torre estiveram encerradas até às 10h30, o que causou o congestionamento do trânsito.

SAÍDAS: Só a partir das 18h00 a circulação rodoviária começou a regressar à normalidade no maciço central, segundo a GNR.

LIMPEZA: Os funcionários do Centro de Limpeza de Neve asseguravam que todas as estradas estivessem transitáveis.

CM

Sem comentários:

Enviar um comentário