quarta-feira, 7 de abril de 2010

José Augusto Carvalho substitui Duarte Caldeira na Escola Nacional de Bombeiros

José Augusto Carvalho, licenciado em Ciências Sociais e Humanas e ex-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras (1983 a 1995), é o novo presidente da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), anunciou a Proteção Civil.

Segundo a mesma fonte, José Augusto Carvalho substituiu no cargo Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

A nova direção da ENB tem como vogais Domingos Quintas, licenciado em Economia, e Joaquim Marinho, licenciado em Ensino e ex-presidente do Serviço Nacional de Bombeiros (1999 a 2002), assumindo, desde 2003, a presidência da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu.

A Assembleia Geral continua a ser presidida pelo padre Vítor Melícias, enquanto o Conselho Fiscal é agora presidido por José Pereira, diretor da Unidade Administrativa e Financeira da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), tendo como vogais Paulo Hortênsio, vice-presidente do Conselho Executivo da LBP, e Rui Santos, comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros de Santa Comba Dão.

A Escola Nacional de Bombeiros tem como objetivos, nomeadamente, dar formação técnica aos bombeiros e demais agentes da proteção civil, elaborar estudos e conceber, normalizar e aprovar técnicas, equipamentos e materiais de emergência e socorro.

A ENB é uma associação privada sem fins lucrativos que assumiu personalidade jurídica em 4 de maio de 1995, tendo como associados o extinto Serviço Nacional de Bombeiros e a Liga dos Bombeiros Portugueses. Em 1997 foi reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública.

O Serviço Nacional de Bombeiros foi integrado no Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, que, por sua vez, deu origem à atual Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A ENB tem a sua sede na Quinta do Anjinho, em Ranholas, concelho de Sintra, e mais três centros de formação, na Lousã, São João da Madeira e Bragança.

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

i online

Sem comentários:

Enviar um comentário