domingo, 11 de abril de 2010

Acidente mortal gera confusão

Septuagenário morreu após a queda de uma árvore mas o local dividiu os bombeiros.

Septuagenário morreu, ontem, durante um abate de eucaliptos. Acidente ocorreu em Morreira, Braga, embora haja quem afirme que o local já pertence a Leitões, Guimarães. Este facto causou confusão no arranque de operações de socorro.

A família Marques, residente em Penso S. Estêvão, Braga, aproveitou ontem para cortar, com motos serras, eucaliptos localizados na "bouça de Almorros" na freguesia vizinha da Morreira, Braga. Cerca da 10 horas, o filho de João Barbosa cortou um enorme eucalipto que acabou tombar junto do pai, de 74 anos, vindo este a falecer no local. Populares afirmam que a árvore atingiu o indivíduo mas os bombeiros não encontraram sinais do acidente. A morte pode ter sido provocada por doença súbita.

Dado o alerta, ocorreram ao local viaturas da VMER, INEM, Bombeiros e GNR de Braga e Guimarães. O presidente da Junta de Freguesia da Morreira. Manuel Martins, considera que houve descoordenação de meios.

Três horas para levantar o corpo

"O INEM de Braga levou uma ambulância também e essa viatura deveria ter transportado o cadáver, mas não. O INEM teve que chamar outra ambulância, o que não se justificava. Como estava um médico do INEM, que confirmou o óbito, podiam ter levantado o corpo em vez de andarem ali mais de uma hora a fazer espectáculo", considera Martins. Acrescenta que "como se não bastasse, os Bombeiros das Taipas, que chegaram primeiro, recusaram-se a levar o corpo, justificando que não era a área de jurisdição deles".

O levantamento do corpo de "João Casinhas", como era conhecido, demorou três horas. Os Bombeiros Sapadores de Braga confirmam que foram chamados a intervir, com uma viatura própria para o transporte de óbitos, para deslocar o corpo para o Hospital de Braga (13.40 horas).

Os Bombeiros Voluntários das Taipas chegaram primeiro ao local pouco depois da 10 horas mas não levantaram o corpo apesar de confirmarem que o óbito se deu no Lugar da Serrana, Leitões. "Aquilo é concelho de Guimarães e não de Braga. Andava para lá um ambulância de Braga que foi lá não sei fazer o quê", diz o comandante Ernesto Soares. Já os voluntários de Braga dizem que foram chamados ao local pela CDOS de Braga ao local para uma agressão(!) na Morreira. O JN tentou mas não conseguiu falar com os responsáveis do CDOS de Braga.

JN

1 comentário:

  1. Só mesmo em Portugal... é uma vergonha! Caros senhores deitem-se a dormir!

    ResponderEliminar