domingo, 18 de abril de 2010

Vagos: Bombeiros do distrito operacionais


Os bombeiros do distrito mostraram ontem que estão operacionais e capazes de responder com prontidão ao combate a incêndios florestais
Os bombeiros do distrito de Aveiro foram, ontem, testados quanto à sua operacionalidade no que diz respeito ao combate a incêndios florestais.
Mais de duas centenas de “soldados da paz” de todo o distrito combateram um “incêndio florestal” em Calvão, na Mata Nacional de Vagos.
O alerta para este simulacro de grandes dimensões foi dado cerca das 8 horas, tendo as operações durado até às 11.40 horas, altura em que foi dado como dominado e entrou em fase de rescaldo.
Segundo o comandante das operações e socorro, Miguel Sá, as maiores dificuldades prenderam-se com as comunicações e a falta de meios adequados para o tipo de terreno, bastante arenoso, em que aconteceu o incêndio. Contudo, os meios foram improvisados e o combate e salvamentos de três “feridos” foram assegurados com prontidão e eficácia.
No local, além dos elementos que combateram as chamas, esteve o 2.o comandante operacional nacional, José Codeço, o governador civil de Aveiro, José Mota, além de peritos franceses – que vieram a Aveiro promover acções de formação - e outros agentes da Protecção Civil.
Este exercício mobilizou todas as corporações do distrito de Aveiro, num total de 265 elementos, apoiados em 81 viaturas, além de elementos da GNR, GAUF, Autoridade Florestal Nacional, Autoridade Nacional da Protecção Civil, Governo Civil e Afocelca, entre outros.
Diário de Aveiro/Vera Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário