terça-feira, 20 de abril de 2010

Bombeiros Voluntários de Canha - MONTIJO Apresentam Escola de Infantes e Cadetes

O 27.º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Canha, assinalado ontem, ficou marcado pela atribuição de uma das mais altas condecorações da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP) ao Presidente da Direcção, António Comenda Henriques, e pela apresentação da Escola de Infantes e Cadetes da corporação.

Para o Governador Civil do Distrito de Setúbal, Manuel Malheiros, a Escola, com cerca de 15 crianças, não vai, apenas, formá-los para a serem bombeiros, mas sobretudo para serem cidadãos mais dedicados aos outros, atentos e conscientes do dever de serviço público.
“A Protecção Civil diz respeito a todos, mas na primeira linha estão os bombeiros. É com eles que temos de contar, é a eles que temos de ajudar e apoiar. É, particularmente, importante e sensibiliza muito a qualquer pessoa a existência de uma escolinha de bombeiros. Ver aqueles jovens, aqui, interessados, fardados, marchando, mas ao mesmo tempo sabendo que não estão a aprender a ser bombeiros, estão a aprender é o espírito de cidadania, de serviço público, de dedicação aos outros, é realmente importante e emocionante. Mais uma vez a profissão de bombeiro vai além da estrita protecção contra o fogo e contra as inundações. Vai no sentido da integração da sociedade, da cidadania activa e de espírito de sentido público” disse.

Outro dos momentos mais marcantes da cerimónia foi a distinção de António Comenda Henriques, que participou na fundação da Associação, com o Crachá de Ouro da LBP.

“Que melhor forma de comemorar 27 anos do que atribuir o crachá de ouro da Liga ao seu fundador. É um dos mais altos galardões da Liga dos Bombeiros Portugueses”, disse António Rodeia Machado, vice-presidente da LBP, referindo que António Comenda Henriques é merecedor da distinção “pelos altos serviços prestados nesta Associação”.

Durante a cerimónia, foram também atribuídas medalhas de assiduidade e dedicação aos bombeiros da corporação e inauguradas três novas viaturas, que vêm reforçar a frota automóvel.

No final da sessão, a Presidente da Câmara Municipal, Maria Amélia Antunes, felicitou a Associação “e os que de uma forma ou outra foram homenageados pelo seu trabalho e pela sua dedicação”. Maria Amélia Antunes deixou uma palavra de agradecimento ao Presidente de Direcção, referindo que o reconhecimento feito “é da mais elementar justiça”.

Marcaram, também, presença na cerimónia o 2.º Comandante Operacional Distrital, Rui Costa, em representação da Autoridade Nacional de Protecção Civil, e o Comandante Fernando Pestana, em representação da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal.
Rostos Online

1 comentário:

  1. Sr. administrador que é "ex"-bombeiro de Loriga o Sr. bem que podia fazer referência aos bombeiros da sua terra.. fizemos 28 anos e o Sr. nada comentou.

    ResponderEliminar