sábado, 10 de abril de 2010

Comandante dos Bombeiros de Penafiel defende construção de três rotundas na variante do Cava

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, António Rodrigues Paulino, defendeu esta quarta-feira, em declarações ao TVS, a criação de três rotundas na variante do Cavalum, em Penafiel (uma junto à entrada que dá acesso ao parque da cidade, outra junto ao entroncamento que dá acesso à junta de Freguesia de Penafiel e uma terceira junto ao Penafiel Park Hotel).
As declarações daquele responsável da corporação de Bombeiros surgem na sequência de mais um acidente que ocorreu recentemente naquela via que ceifou duas vidas e dos apelos feitos no sentido da autarquia implementar medidas que permitam minimizar o número de acidentes que sistematicamente aí ocorrem.
De acordo com o comandante dos Bombeiros a construção das três rotundas obrigaria os condutores a reduzir a velocidade e a reduzir a sinistralidade naquele local. "A nossa missão é tão só a de alertar e prevenir. Desde que aconteceu o último acidente na variante nada mais foi feito. Na mesma semana registaram-se mais três ou quatro acidentes. Não há semana que os Bombeiros não sejam chamados para acidentes na variante", destacou, alertando, ao mesmo tempo, para a falta de sinalização que existe naquela via: "Os bombeiros estão cansados de alertar para esta situação, para a necessidade de colocar um separador central como já existe no IP4, obrigando os condutores a reduzir a velocidade e cumprir com os limites impostos. É também necessário fazer pinturas de sinalização da via e rails de forma a evitar que os veículos transponham a faixa de rodagem. Estamos a falar de medidas que são fáceis de implementar".

Bracalândia vai fazer aumentar fluxo de trânsito

As suas declarações surgem, também, numa altura em que é conhecido o projecto que a edilidade penafidelense tem previsto para a variante a construção de uma ponte que vai ligar o Parque de Diversões ao Parque da cidade e prevê a construção de uma rotunda com entrada para o Parque da Cidade. Sobre este adiantou: "Não sei quanto tempo poderá demorar a iniciar a obra, o projecto está com as entidades competentes mas com a chegada do tempo quente e o aumento do fluxo de pessoas que acedem ao Parque de Diversões e ao Parque da Cidade, o trânsito vai seguramente aumentar. É necessário garantir condições para que os automobilistas possam circular com segurança. Se a autarquia conseguir implementar este projecto com as três rotundas ficamos todos a ganhar ", esclareceu ainda.

Na memória de todos está, ainda, o acidente que provocou a morte de sete mulheres, no ano transacto, ocorrido na sequência de uma colisão frontal entre duas viaturas na mesma variante As vítimas regressavam de uma acção de formação e seguiam todas na mesma viatura, uma carrinha Renault Kangoo de dois lugares, sendo que cinco mulheres estavam na mala do veículo.

Terras do Vale se Sousa

2 comentários: