sexta-feira, 30 de abril de 2010

Baptismo de três ambulâncias marcou aniversário dos Bombeiros da Chamusca

O baptismo de três ambulâncias, duas de socorro e uma de transporte de doentes, foi um momento marcante das comemorações do 60º aniversário dos Bombeiros Voluntários da Chamusca, que decorreu no dia 25 de Abril e foi presenciado por largas centenas de pessoas.

Sessenta anos de vida mereceram uma comemoração mais afectiva por parte dos responsáveis da associação. Para padrinhos de baptismo foram convidadas duas pessoas ligadas a famílias de destaque na vida dos bombeiros e o representante de uma empresa que tem colaborado intensamente com a associação.

Elvira Freitas é sócia da associação desde a primeira hora. Irene Brogueira é filha do antigo comandante dos bombeiros Júlio Moreira e da esposa Elvira Brogueira, que se destacou como bombeira sem farda. Rui Cardoso é gerente de uma empresa da zona de Sintra que tem oferecido desinteressadamente vários materiais à corporação.

A festa foi bonita e na cerimónia solene, que contou com a presença da governadora civil de Santarém, Sónia Sanfona, deu para perceber que os Bombeiros da Chamusca estão de boa saúde e em fase de crescimento a todos os níveis: tem 53 elementos no corpo activo, uma escola de formação com cerca de duas dezenas de elementos, com média de idades de 20 anos, e uma escola de formação com 24 jovens de tenra idade, quatro dos quais pertencentes aos Bombeiros de Alpiarça. “O que se pode dizer é que os Bombeiros da Chamusca estão de boa saúde e preparados para acorrer a todo o género de serviços para que forem chamados”, referiu o comandante Manuel Rufino.

Depois de serem impostas medalhas de assiduidade aos bombeiros que completaram, 5, 10, 20 e 25 anos de serviço, foram também distinguidos elementos do quadro de honra e o único fundador da associação ainda vivo.

O presidente da direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários da Chamusca, Eurico Monteiro, também destacou a evolução favorável da associação, que só é possível, garantiu, pela forte ajuda da Câmara da Chamusca. “Por outro lado, salienta-se o entusiasmo dos elementos do corpo activo, que para além do seu aumento também se salienta na efectividade ao serviço e no entusiasmo como se entrega a outras acções, como é o caso da criação da fanfarra, com muita gente jovem e que já não envergonha os Bombeiros da Chamusca”, disse, aproveitando o momento para agradecer aos Bombeiros de Minde a sua colaboração na formação da fanfarra.

O momento foi de festa. Não se registaram as habituais queixas e os bombeiros marcharam pelas ruas da vila, seguidos pelo comboio de viaturas de serviço, que “obrigou” os chamusquenses a interromperem o almoço para virem à janela ver passar os soldados da paz.

O Mirante

Sem comentários:

Enviar um comentário