quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Urgências de Benavente sem médico encaminham doentes para a porta dos Bombeiros

Os Bombeiros de Benavente decidiram enviar um ofício à autarquia a denunciar a situação da falta de médicos. A directora do agrupamento do centro de saúde aconselha doentes a “entrar pela porta do centro de saúde, marcar consulta e aguardar vez”.
Os funcionários do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Benavente estão a encaminhar os pacientes que se dirigem àquela urgência para a porta do quartel dos bombeiros, nos dias em que os médicos faltam ao serviço. Na sexta-feira, 19 de Fevereiro e terça-feira, 23, os clínicos voltaram a faltar durante todo o dia, deixando a população sem urgências. O mesmo já havia acontecido na manhã de sexta-feira, 18 de Dezembro, como noticiou o nosso jornal.

A denúncia é feita pelo próprio comandante da corporação de Benavente num ofício via fax enviado à autarquia, a que O MIRANTE teve acesso. Pode ler-se que a falta de médicos nas urgências “é uma situação que se tem vindo a repetir sistematicamente” e que os “utentes são encaminhados para a porta do quartel com a indicação de que a instituição lhes resolverá o problema”.

De acordo com José Guilherme os munícipes e contribuintes são os mais prejudicados e acusa o SAP de estar a “empurrar a responsabilidade para cima dos bombeiros” com o objectivo destes “fazerem o transporte para o hospital de Vila Franca de Xira”.

“Como não há médico nas urgências em Benavente, não há requisição de transferência nem carimbo do SAP, o hospital de Vila Franca não assina nem carimba o serviço efectuado pelos Bombeiros”, denuncia o comandante ao nosso jornal.

Perante esta situação, e à excepção dos serviços de urgência com número de ficha INEM, acidentes de viação e acidentes de trabalho, “o utente tem sempre que pagar (entre 40 e 50 euros), ou então a instituição fica com o prejuízo do serviço, porque não tem forma legal de o poder cobrar ao Serviço Nacional de Saúde”, esclarece José Guilherme.

O comandante garante que todos os utentes que se dirigem para a porta do quartel são informados do valor que terão de pagar, caso queiram seguir de ambulância para o Hospital de Reynaldo dos Santos em Vila Franca de Xira. A outra alternativa é regressarem ao Centro de Saúde de Benavente.

“Não eram doentes urgentes os bombeiros não tinham que os transportar. Isso é da responsabilidade deles. Muito menos para o hospital de Vila Franca. Há consultas no centro de saúde. Não sendo casos urgentes, as pessoas em vez de entrarem por uma porta, entram pela outra, inscrevem-se e esperam pela sua vez para terem uma consulta. Agora têm é de ir lá, telefonar e esperar. Há algum incómodo. Não é só chamar a ambulância”, diz a directora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACSL).

Sobre a situação dos utentes estarem a ser enviados para a porta do quartel dos bombeiros, Luísa Portugal é clara: “Desconheço. Foi dito aos bombeiros que, caso surgisse alguém com urgência, o levassem de imediato para Vila Franca de Xira. Se os funcionários dizem isso não posso confirmar nem desmentir. Não me parece que isso possa ter acontecido mas registo como um facto”.

Quanto à falta de médicos a directora do ACSL mantém a mesma opinião expressada em Dezembro, quando um clínico faltou durante a manhã. “São pontuais porque tenho 30 dias no mês. E, faltar um médico durante o dia inteiro, não acontecia desde Novembro” assegura Luísa Portugal que acrescenta: “Tenho uma reunião marcada com esta empresa para conversarmos sobre todas estas questões. Se as coisas não se resolverem estamos decididos, inclusive, a prescindir dos seus serviços. Mas prescindindo desta empresa teremos muitos problemas. Quando dissermos que estes nãos servem, não temos outros. Temos de tratar este assunto com alguma diplomacia. O número de médicos que há para colocar aí em termos de contrato é reduzido. Os mesmos médicos estão inscritos em várias empresas”, explica a presidente do ACSL.

“O tempo está a esgotar-se”

“Este ofício é exemplar do estado das coisas no concelho, e se não fosse a Unidade de Saúde Familiar em Samora Correia, estaríamos numa desgraça completa. É esta unidade que ainda vai resolvendo uma parte dos problemas de saúde, o resto é uma situação muito grave. É importante que a ministra entenda as razões porque estamos a insistir nesta matéria”, revelou o presidente da câmara de Benavente.

Depois de ter recebido o fax enviado pelos bombeiros de Benavente, António José Ganhão, decidiu “reforçar junto dos presidentes das juntas de freguesias, para que enviem um diagnóstico da situação vivida em cada uma localidades, reflectindo assim o sentimento das populações”.

Após estarem compilados os dados das freguesias, “a intenção é marcar um plenário com todos os eleitos e encontrar eventuais soluções para os problemas gravíssimos que a população está a sofrer”.

O autarca admite que “os movimentos populares espontâneos podem vir a surgir” e que “o tempo se está esgotar”, mas defende que deve ser, ainda, o diálogo a prevalecer para tentar solucionar os problemas.

Diário Digital

1 comentário:

  1. Pelo que eu sei essa situação é frequente em muitas zonas do país, enquanto não exigir uma verdadeira central de coordenação distrital o jogo do empurra ira continuar. Em fim estamos em Portugal.

    ResponderEliminar