domingo, 7 de fevereiro de 2010

Bombeiros sorteiam carro para angariar fundos

Com o intuito de angariar fundos e novos associados, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães (AHBVG) encontra-se a promover uma campanha que se prolonga até ao mês de Março. O objectivo é vender os 20 mil bilhetes, a 5 euros cada, para poder custear o passivo dos Bombeiros de Guimarães. Com a venda dos bilhetes, a associação espera conseguir juntar 100 mil euros.
No final da campanha, no dia 20 Março, será sorteado um automóvel de marca Toyota Corolla entre as pessoas que se associaram à campanha. O sorteio acontece durante a gala que terá lugar no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

“O objectivo é arranjar fundos financeiros para amortizar significativamente o nosso passivo, em especial aos nossos fornecedores”, palavras do presidente dos bombeiros, Luís Mário Oliveira, lembrando que o passivo “não é um obstáculo ao funcionamento diário dos bombeiros porque para o funcionamento da instituição nós temos receitas correntes que permitem dar resposta às necessidades do concelho no que toca à protecção e socorro das populações”.
Contudo “é um estrangulamento que temos porque o parque automóvel está a ficar obsoleto e num futuro muito próximo há necessidade de remodelarmos esse equipamento”, sendo necessárias verbas.

O presidente da associação faz assim um apelo a toda a população vimaranense para que se mobilize e participe no sorteio de angariação de fundos para a corporação.
Os bilhetes para o sorteio de um Toyota Corolla estão a ser vendidos há duas semanas.
A associação tem actualmente seis mil associados pagantes.
“Acontece que consideramos um número pequeno para as pessoas que servimos. Ainda há uma ideia errada que os bombeiros são associa

ções subsidiadas e pagas pelo Estado mas isso não acontece porque ao longo destes anos é a sociedade civil que tem suportado”, referiu Luís Mário Oliveira.

E acrescentou: “é muito importante a mobilização da população de Guimarães nesta iniciativa porque desta forma estão também a contribuir para dar elenco à direcção reconhecendo o papel da associação”, destacou o presidente, apelando à população para dar o seu contributo.
“São cinco euros muito importantes para relançar alguns investimentos que há mais de uma década não são feitos”, justificou.

Segundo disse ao ‘Correio do Minho’ Samuel Silva, membro da comissão organizadora da campanha de angariação de fundos e sócios, o objectivo é “abater o passivo crónico para metade”. E acrescentou: “a associação tem tido dificuldades em manter o número de sócios porque quando a piscina dos bombeiros foi concessionada, os sócios, que frequentavam o equipamento, saíram”.

Consciente de que “é um objectivo difícil de alcançar em tempo de crise”, Samuel Silva mantém esperança num resultado positivo, até porque “algumas empresas já se disponibilizaram para colaborar nesta iniciativa e contamos também com a ajuda da população”, avançou.
O sorteio que se realiza a 20 Março é autorizado pelo Governo Civil de Braga, sendo acompanhado por um representante deste órgão público.

Paralelamente, os Bombeiros Voluntários de Guimarães estão a desenvolver uma nova campanha de angariação de associados.
Deste modo, serão desenvolvidas diversas acções de rua e eventos públicos que vão ajudar a divulgar as iniciativas de apoio ao financiamento da actividade da histórica instituição vimaranense.
Correio do Minho/Vera Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário