segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Madeira não decreta estado de calamidade

O Governo Regional da Madeira não vai declarar o estado de calamidade, na sequência do temporal que sábado devastou a região e causou 42 mortos.

"Perante este estado de coisas, não vai ser declarado o estado de calamidade", afirmou Conceição Estudante, secretária regional dos Transportes e Turismo, durante um briefing desta manhã.

Segundo a governante, há oficialmente 42 mortos e quatro desaparecidos. Entre as vítimas mortais está uma turista britânica. Há ainda 18 pessoas que continuam internadas no Hospital, além de 250 desalojados no Funchal e 120 na Ribeira Brava.

VÍTIMAS MORTAIS EM PARQUE DE ESTACIONAMENTO

A Protecção Civil confirmou esta segunda-feira a existência de vítimas mortais no parque de estacionamento do centro comercial da Anadia, na baixa do Funchal, que se encontra alagado.

O parque de estacionamento é composto por dois pisos, que ficaram completamente submersos devido à água e à lama arrastadas pelo temporal de sábado de manhã.

No local estão dois cães pisteiros da GNR e uma embarcação da Associação Madeirense para o Socorro no Mar.

O balanço mais recente aponta para a existência de 42 mortos, mas as autoridades acreditam que o número pode ainda subir.

DESLIZAMENTO DE TERRAS AMEAÇA POPULAÇÕES DE RIBEIRA BRAVA

Entre 30 a 40 pessoas foram esta segunda-feira retiradas das suas casas no concelho de Ribeira Brava, devido à ameaça de derrocada de uma encosta agrícola.

José Fernandes, presidente da câmara, justificou a decisão apenas com 'uma medida de precaução'. 'No Sítio da Murteira, temos uma zona de risco onde está a haver deslizamento de terras da costa e o que estamos a fazer é a evacuar as pessoas do sítio para as levar para um local mais seguro, mais nada. Toda a situação está controlada, por isso, as pessoas não podem entrar em pânico como tem acontecido', especificou.

CONTAS DE SOLIDARIEDADE EM BANCOS

O Banif foi o primeiro a abrir uma conta de ajuda às vítimas, tendo contribuído com 50 mil euros. A conta bancária tem o seguinte NIB: 00380040 5007007077111.

Já hoje, o BBVA abriu também uma conta para ajudar as vítimas do temporal da Madeira. A conta tem o seguinte NIB: 0019 0001 00200181 689 15.

A tragédia que sábado assolou a Madeira não deixa ninguém indiferente. O BES anunciou também hoje a abertura de uma conta para ajudar as vítimas, contribuindo com 500 mil euros e criou uma linha de crédito de 1,5 milhões de euros a 'spread' zero. A conta 'BES Madeira Solidário' tem o seguinte NIB: 000700000083428293623.

CM

Sem comentários:

Enviar um comentário