terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Equipa de bombeiros da Alemanha chega terça feira ao Funchal

Uma equipa de bombeiros da Alemanha chega terça feira ao Funchal para ajudar nas operações de socorro.

Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), disse à Lusa que os bombeiros de Leichlingen vão apoiar os Bombeiros Voluntários Madeirenses e "colocaram-se à disposição com o equipamento que trazem", como moto-bombas, um equipamento "absolutamente indispensável".

A equipa de bombeiros alemã "traz algum equipamento e vem com o espírito de ajuda enquadrado com as autoridades regionais que estão a coordenar as operações", disse.

Segundo Duarte Caldeira, os bombeiros de Leichlingen têm uma geminação com os Bombeiros Voluntários Madeirenses e a deslocação ao Funchal para apoiar as operações "trata-se de uma acção solidária dentro do quadro das relações de amizade e cooperação".

O presidente da LBP adiantou que os bombeiros de Leichlingen já estiveram na Madeira em 1993, quando a ilha também foi fustigada pelo mau tempo.

Para o Duarte Caldeira, o problema neste momento "não é o número de pessoas" para trabalhar em operações de socorro e salvamento, mas sim o "equipamento adequado" para intervir num cenário como o que está a ocorrer na Madeira, nomeadamente moto-bombas.

Duarte Caldeira, que tem estado em contacto com os bombeiros da Madeira, disse que até hoje de manhã a principal necessidade eram moto-bombas.

As autoridades regionais já tinham entrado em contacto com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), que está já a equacionar o envio do material.

Entretanto, a LBP vai atribuir, a título póstumo, a Medalha de Coragem e Abnegação ao bombeiro Francisco Belo, dos Municipais do Funchal, que faleceu sábado quando tentava salvar uma mulher vítima da enxurrada, anunciou Duarte Caldeira.

Francisco Belo era bombeiro há 25 anos e dirigia-se para o quartel do seu corpo de bombeiros para participar nas acções de socorro.

O responsável apelou ainda a todas as corporações de bombeiros para que coloquem, entre hoje e quarta feira, uma fita preta, como símbolo de luto, nos veículos de socorro em serviço, associando-se aos três dias de luto nacional decretado pelo Governo pelas vítimas do temporal que atingiu a Madeira.

JN

Sem comentários:

Enviar um comentário