terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Neve corta acessos à Serra da Estrela

São 10 as estradas municipais e nacionais da região Centro cortadas ao trânsito devido à formação de gelo, provocada pela neve que caiu na segunda-feira.
Os acessos ao maciço central estão cortados – tudo estradas do distrito da Guarda – há duas vias cortadas em Castelo Branco, uma via no distrito de Coimbra, quatro em Viseu – duas delas estradas municipais que servem o Caramulo.
No distrito de Leiria, está cortada a ligação entre Castanheira de Pêra e Lousã. As informações foram dadas à Renascença pelo comandante João Verde, adjunto Nacional de Operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
O nevão de ontem chegou a isolar uma aldeia – Soeirinho, em Pampilhosa da Serra, que esta manhã deixou de estar isolada.

Aviso amarelo em 6 distritos e na Madeira

O Instituto de Meteorologia colocou dos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Faro sob aviso amarelo, devido à queda de neve e, no Sul, à agitação marítima, razão pela qual o aviso foi lançado no arquipélago da Madeira.

O aviso amarelo representa situações de risco para determinadas actividades, que estão dependentes das condições meteorológicas.

Carnaval molhado, diz Instituto de Meteorologia
Hoje, dia de Carnaval, o Instituto de Meteorologia prevê, para a região Norte, céu muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros e queda de neve no interior acima dos 400/500 metros, subindo gradualmente a cota para os 1000 metros.

O vento soprará em geral fraco, podendo soprar temporariamente moderado nas terras altas.

Nas regiões Centro e Sul, as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros, que serão de neve no interior da região Centro acima dos 800 metros, subindo gradualmente a cota para os 1300 metros. Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e granizo.

O vento será fraco a moderado de sueste, rodando para sudoeste e soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) de sudoeste no Algarve e nas terras altas das regiões Centro e Sul. Pequena subida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas previstas são de 11 graus para o Porto, 10 graus para Lisboa e 17 graus para Faro.

Para os Açores, Grupo Ocidental, prevê-se céu muito nublado, com abertas durante a manhã e alguns aguaceiros. Vento noroeste bonançoso a moderado, enfraquecendo ao longo do dia.

No Grupo Central e Oriental, as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva e aguaceiros e vento geralmente fraco.

A previsão para a Madeira é de períodos de céu muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros. O vento soprará moderado a forte de Oeste, soprando forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora, nas zonas montanhosas.

RRenascença

Sem comentários:

Enviar um comentário