terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Neve isolou aldeias e cortou trânsito na A25

Um forte nevão isolou, ontem, segunda-feira, cerca de duas mil pessoas em seis aldeias do concelho de Vouzela.

A A25 esteve cortada ou condicionada desde as primeiras horas da manhã até ao meio da tarde. A neve afectou outros concelhos do centro e norte do distrito de Viseu.

O presidente da Câmara de Vouzela, Telmo Antunes, garante que é preciso recuar ao ano de 1976, no século passado, para se lembrar de um nevão como aquele que ontem fustigou o seu concelho.

Aldeias isoladas, árvores tombadas, carros parados ao longo das estradas nacionais e municipais e um quebra-cabeças na A25, com quilómetros de filas de trânsito à espera de poderem circular, sobretudo no sentido Viseu/Aveiro, foi o cenário dominante. Sobretudo na área das freguesias de Alcofra, Campia, Carvalhal de Vermilhas, Ventosa, Cambra e Fornelo do Monte .

"A situação mais problemática foi a que obrigou os nossos bombeiros a andarem, durante várias horas, a distribuir refeições pelas instituições particulares de solidariedade social (IPSS)", avança o autarca.

Durante todo o dia, andaram no terreno a levar refeições e a limpar as estradas, entre elementos dos Bombeiros Voluntários de Vouzela e funcionários municipais, cerca de 40 homens apoiados por duas dezenas de veículos, incluindo tractores e retroescavadoras.

"Valeu a excelente articulação entre bombeiros, Câmara, protecção civil municipal, Governo Civil e a actual concessionária da A25, a Ascendi, que pôs no terreno dois limpa-neves que permitiram a reabertura gradual da auto-estrada", reconheceu Telmo Antunes.

O comandante dos Voluntários de Oliveira de Frades, Fernando Farreca, admitia, ao início da manhã, que a situação era de "caos" em várias estradas do seu concelho. A situação impediu, inclusive, a realização da feira. "Alguns feirantes já tinham tenda montada mas, devido ao peso da neve, levantaram ferros e foram-se embora", relatou ao JN Fernando Assunção, um dos desistentes.

A neve que começou a cair a partir das seis horas da manhã, pintou ainda de branco, para além de Vouzela e Oliveira de Frades, os concelhos de Viseu, Tondela, Castro Daire e Vila Nova de Paiva.

Estradas ainda cortadas

O Centro Coordenador de Operações e Socorro (CDOS) de Viseu informou, ao início da noite, que continuavam cortadas ao trânsito, devido à existência de neve e perigo de formação de gelo, as seguintes estradas: EN 230/Caramulo, EM 550 Resende/Bigorne, EM 1056 Caramulo/Caselho, EN 229 Antas/Penedono, EM 581 Fontainhas/Ferreira de Aves (Sátão), EM 514 Aldeia Nova/Pêra Velha (Moimenta da Beira), EN 226 Vale Abrigoso/Vale da Serra (Castro Daire) e EM 1231 Coelheira/Candal (S. Pedro do Sul).

JN

Sem comentários:

Enviar um comentário