terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Cem pessoas foram resgatadas na serra da Estrela

Protecção Civil. Jovens perderam-se na serra e dois autocarros tiveram de ser evacuados.
Uma centena de pessoas foi resgatada, durante o fim-de-semana, na serra da Estrela. Os últimos foram quatro jovens que se perderam na manhã de ontem, quando abandonaram o carro e seguiram marcha a pé. Os especialistas alertam que é necessário um novo modelo de mobilidade na serra mais alta de Portugal.

Quatro jovens perderam-se ontem no maciço central da serra da Estrela, "onde estão acampados", quando "efectuavam uma caminhada pela serra na zona da lagoa Comprida", disse ao DN o comandante dos Bombeiros de S. Romão. Os visitantes "deixaram o carro e deslocavam-se a pé quando se sentiram intimidados pela neve e nevoeiro e pediram ajuda", adiantou Serafim Soares. Os jovens, com idade entre os 20 e os 25 anos, "residem em Oeiras e apenas estavam desorientados, não tendo sido conduzidos ao hospital", concluiu o comandante.

Já ao final da noite de sábado, a GNR e os bombeiros resgataram uma criança de 13 anos que esteve desaparecido durante duas horas na zona da torre. O jovem desapareceu ao inicio da noite quando o nevoeiro terá desorientado a família, que o acompanhava. "O adolescente foi encontrado nas imediações da Torre e levado para o Hospital da Covilhã, contou a Protecção Civil. No sábado, dois autocarros ficaram presos na neve e foi necessário retirar os 95 passageiros, revelou a Protecção Civil.

Desde sexta-feira que a queda de neve ditou o encerramento da maioria das estradas do maciço central. Durante o fim-de-semana estiveram de prevenção na serra 40 bombeiros das seis corporações da região e da Força Especial de Bombeiros e 20 homens da GNR. Desde Dezembro que a serra tem um plano específico de socorro que é reforçado ao fim-de- -semana, quando há maior número de visitantes.

Para hoje, o Instituto de Meteorologia prevê nova queda de neve, "nos pontos mais altos da serra da Estrela" e vento forte.

DN

Sem comentários:

Enviar um comentário