sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Celso Ferreira “chocado” com estado da ambulância INEM entregue aos Bombeiros de Rebordosa

Numa visita de trabalho às instalações dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa, com vista a planear os investimentos para os próximos quatro anos, Celso Ferreira disse-se "chocado" perante o estado da ambulância do INEM entregue, recentemente, àquela corporação.

Algumas das críticas apontadas, quer pelo autarca quer pela vereadora da Protecção Civil, Raquel Moreira da Silva, são o facto de, além de o veículo não ser novo – trata-se de um carro com matrícula do ano 2005 e com 195 mil quilómetros – ter uma cor desbotada que dá aspecto de o terem ido "buscar ao sucateiro" e não estar equipado com um desfibrilador.
Segundo o autarca é "uma vergonha a forma como o concelho é tratado pela protecção civil nacional, neste caso pelo INEM". "Como é óbvio a Câmara não pode permitir que os bombeiros sejam tratados com tamanha falta de respeito e consideração.
É chocante ver o INEM mandar para Rebordosa aquilo que não serve para Faro", sustentou Celso Ferreira ao VERDADEIRO OLHAR, prometendo para os próximos dias uma posição pública. "Falta de respeito" para com os soldados da pazA ausência de um desfibrilador no veículo foi um dos motivos de crítica. "Se alguém de Rebordosa tiver um AVC e ligar para o 112 a ambulância que o poderá assistir não será esta", frisou o presidente da Câmara. "Aliás, pelo que sei, esta ambulância não pode sair daqui porque não tem os equipamentos mínimos básicos para preencher os critérios do INEM", reforçou. "Tudo o que sirva para socorrer é bom", defendeu, por seu lado, o comandante da corporação ainda durante a visita.
Mais tarde, o vice-presidente dos Bombeiros de Rebordosa acrescentou ao nosso jornal que todos os apoios, vindos da comunidade, da autarquia ou do Governo, são bem-vindos e não são "renegados". "Recebemos esta ambulância com a promessa de ser criado aqui um Posto de Emergência Médica (PEM). Quanto à viatura ser usada ou não ser foi a que chegou", explicou Henrique Silva.
Promessa de nova ambulância aquando da instalação do PEMA corporação de Rebordosa já funciona como reserva INEM, o que significa que quando as unidades (do INEM) têm sobrecarga de trabalho recorrem aos meios dos Bombeiros desta cidade paredense, havendo um protocolo que lhes permite fazer esses serviços.
Para a criação do PEM é necessário cumprir critérios, sendo que os soldados da paz rebordosenses têm já três bombeiros com formação TAS e um enfermeiro em condições de tripular essa ambulância. "Queremos ter condições para assegurar três equipas, em turnos de oito horas, para assegurar a cobertura 24 horas", disse o vice-presidente.
Henrique Silva não escondeu que a corporação gostaria de ter um equipamento novo, mas diz que estão a aguardar o cumprir de uma promessa: "Há a promessa de que quando for instalado o PEM nos será entregue uma viatura nova", algo que poderá acontecer dentro de seis meses, adiantou.
Verdadeiro Olhar

Sem comentários:

Enviar um comentário