terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Ruben quis nascer numa ambulância

Uma mulher de Águas Santas deu à luz, domingo, numa ambulância dos Bombeiros da Areosa, a 300 metros de sua casa. Ruben, nascido com 3,300 quilos, é o quarto filho de Carla Silva, de 30 anos. O presidente da Junta de Rio Tinto foi um dos parteiros.

O alerta chegou ao quartel dos Bombeiros da Areosa (Gondomar), via INEM, às 16.12 horas. Uma mulher, residente na Travessa Joaquim Pereira Figueiredo, em Águas Santas (Maia), estava em trabalho de parto e precisava de ser conduzida ao Hospital de S. João, no Porto. De imediato partiu para o local, uma ambulância, com duas bombeiras.

"Quando chegámos, a senhora estava muito agitada. Estava com contracções de três em três minutos e as águas já tinham rebentado", contam Ana Machado e Isabel Cruz, referindo que a jovem mãe (Carla Susana Freitas Silva), já tinha ido ao hospital, mas foi mandada para casa porque ainda não estava em trabalho de parto.

De imediato, foi accionada a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) dos Bombeiros da Areosa e foi enviada para o local outra equipa, constituída por Mauro Alves, Sílvio Cerqueira e Marco Martins, que, além de ser bombeiro, também preside à Junta de Freguesia de Rio Tinto e acabou por ser um dos parteiros.

Menino nasceu em 12 minutos

Mas, depois de transferida para a VMER, e apenas a 300 metros de sua casa, Carla Silva não aguentou - o parto teve mesmo que ser feito, dentro da ambulância, pelos cinco bombeiros. "O pai ia atrás no carro e ainda assistiu ao parto. Estava muito nervoso", adiantam os parteiros improvisados, que no final contaram com o acompanhamento de uma equipa de Obstetrícia do Hospital de S. João.

Em 12 minutos, o bebé nascia e Carla Silva era mãe pela quarta vez. Eram 16.58 horas. "Foi um parto normal", diz Marco Martins. Ao menino, que nasceu com 3,300 kg, foi dado o nome de Ruben. Bebé e mãe encontram-se bem e estão internados no S. João.

JN

Sem comentários:

Enviar um comentário