domingo, 7 de fevereiro de 2010

Loriga excluída dos roteiros turísticos (jornal Expresso online)

Clique na imagem para ampliar
Diz o ditado que, “quem não se sente não é filho de boa gente” e o meu descontentamento aqui o deixo explícito.
Nos mapas que têm vindo a ser publicados pelo jornal Expresso online, a fazer referência à Serra da Estrela (http://aeiou.expresso.pt/grafico-animado-inverno-na-serra-da-estrela=f562216) pergunto, onde pára Loriga, Valezim, Cabeça, Alvôco da Serra etc, etc…?

Será que já não existimos nos roteiros turísticos da Serra da Estrela? Quem nos excluiu? Será que já nos levaram a Garganta (um dos únicos vales glaciários) que nem no flash/map consta? Será que do lado poente da serra não existem aldeias históricas? Dentro do flash/map, onde está descrito o mais belo roteiro pedestre que inicia na Vide, passa por Casal do Rei, Cabeça, Loriga, Covão da Areia, Poços de Loriga e termina na Torre? Gostava que alguém respondesse publicamente ao que se pergunta: a quem será que dá imenso jeito “camuflar” a verdadeira beleza da serra com o intuito aparente de ser evitado o desvio turístico de outros extremos? E pergunta-se também, quem estará por trás disto e de quem é a culpa de estarmos cada vez mais esquecidos?

Senhores presidentes de Junta das várias Freguesias, ponham as mãos no assunto porque de dia para dia estamos a ficar "asfixiados"; da minha parte ponho sérias dúvidas que o trabalho do Expresso seja apenas mera coincidência… ou não seria ele “encomendado”?!

8 comentários:

  1. Gostei desta reflexão.
    Na verdade tomei a liberdade em clicar no link que publicou e traduz a verdade, Loriga e restantes freguesias estão esquecidas, mas apenas as do nosso lado, por que será????

    ResponderEliminar
  2. COMPREENDO A ALUSÃO DO TEXTO MAS ISTO COM PALAVRAS LINDAS JÁ LÁ NÃO VAMOS. QUANTO AOS PRESIDENTES DE JUNTA NÃO ACREDITO QUE NADA FACAM PORQUE ATÉ ELES SÃO ESQUECIDOS E IGNORADOS POR COMPLETO UMA VEZ QUE O MAIOR QUINHÃO DOS BALDIOS DA SERRA SÃO DAS FREGUESIAS DESTE EXTREMO. QUEM PÕE E DISPÕE E MANDA NISTO SÃO OS PAIS E O PATRÃO.. SIM O PATRÃO, MAS NÃO O NOSSO, O PATRÃO DESSE ORGANISMO CRIADO PARA DEFENDER OS INTERESSES DA SERRA MAS EM VIRTUDE DE ABANDALHAR ESTE LADO E INOVAR O OUTRO. ELE É DE LÁ E É PARA LÁ QUE TUDO ENCAMINHA.. FRACOS PRESIDENTES DE JUNTA E FRAQUISSIMOS PRESIDENTES DE CÂMARA TÊM OS NOSSOS LADOS, OS LADOS DO POENTE DA SERRA

    ResponderEliminar
  3. continuamos a dormir e por tal somos o que somos hoje e seremos NADA amanhã e graças aos senhores que nos representam presidentes de camara e de juntas de freguesia que não mexem o rabo para dizer "nós estamos aqui". é uma vergonha!

    ResponderEliminar
  4. Já estamos habituados a estas coisas... primeiro as ICs que se foram do nosso reino e o tão anunciado turísmo rural para os lados de Cabeça, Loriga, Vide, Alvôco e etc, isso são contos do vigário. Já se fala no tunél de Alvôco desde o século passado e até hoje nada. Já se fala nas telecadeiras de Alvôco e até hoje nada! Gastou-se uma pipa de massa na EN338 e no posto turístico de Loriga e nem sequer vêm assinalados no novo mapa de turismo da serra da estrela. Será que alguém sabe que isto existe à excepção das gentes de Loriga e locais?
    Apetece dizer que alguém tem interesses em abandalhar isto e isso é obra de alguém!
    Quem acredita na história da carochinha que vivia numa linda floresta da serra da estrela... eu não!... sou um triste descrente com razões de sobra!!!

    ResponderEliminar
  5. incrivel qierem mesmo acabar com loriga porque votaram num parasita?
    queremos politicoss não politiqueiros
    junta para a rua vamos a ileições antecipadas estamos a andar para traz
    chega de comsanas e fachadas chegou a hora de agir aera que as pessoas não entendem que loriga é a maior potencia toristica da serra da estrela?

    ResponderEliminar
  6. a pista é nossa o túnel as barragem de loriga é nosso temos a faca e o queijo também temos de nos mobilizar e bloquear a pista e quem sabe dinamitar o túnel se necessário for estou disposto a liderar um movimento em prol de loriga temos tudo agua com fartura , não sei se me entendem... vamos á luta pessoal chega ....
    esses senhores que pensam que mandam em tudo não podem tratar loriga desta maneira

    ResponderEliminar
  7. Sem querer dar lições a ninguém...quem sou eu?... às vezes, dizer mal não basta. Foi o que fiz. Agi.
    E dessa acção, resultou o reconhecimento do erro por parte do autor do roteiro.
    Vejam o meu comentário e a resposta ao mesmo no link abaixo.

    http://aeiou.expresso.pt/grafico-animado-inverno-na-serra-da-estrela=f562216

    Obrigado!
    Pinto Gonçalves

    ResponderEliminar
  8. Mário fez bem em publicar a sua indignação pois ela deu alguns frutos. Acabei de ler agora mesmo no Expresso a resposta ao seu comentário (vinda da parte do autor do trabalho da Serra da Estrela, Sr. Jaime Figueiredo), o mesmo se passou ao comentário do Quim. Na verdade o trabalho está excelente só é pena que não estejamos mencionados.
    É uma pena também que Loriga não segure os seus bons fihos como é o vosso caso, mesmo assim e apesar da vossa ausência, obrigados por lutardes por a nossa maravilhosa Loriga.
    Bem hajam
    E.L.

    ResponderEliminar