terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Mais de duas dezenas de entidades estão já a preparar a visita do Papa

Mais de duas dezenas de entidades estão já a preparar a recepção do Papa Bento XVI ao Santuário de Fátima, nos próximos dias 12 a 14 de Maio.

Dar uma imagem de eficácia, modernidade e segurança aos milhares de peregrinos que são esperados é a principal preocupação das autoridades que vão reforçar não só a segurança como também os apoios médicos.

Paulo Fonseca, presidente da Câmara, quer que o Santo Padre “se sinta bem e que tenha uma boa imagem de Portugal”, por isso garante “eficácia” em todas as frentes, tais como mais e melhor sinalização e embelezamento da cidade.

Segundo o autarca, o primeiro-ministro “está também empenhado” em ajudar a autarquia a “resolver os múltiplos problemas”, no sentido “de garantir que Fátima seja o epicentro da visibilidade do país”.

Em termos de protecção civil, a principal preocupação “é assegurar os cuidados de saúde aos peregrinos” e “evitar situações de pânico”, assegura o comandante Distrital de Santarém de Operações e Socorro.

Segundo Joaquim Chambel, “a coordenação será feita pela Autoridade Nacional de Protecção Civil” e no terreno vão estar para além dos bombeiros dos distritos de Santarém, Leiria e Lisboa, a Força Especial de Bombeiros, Cruz Vermelha, INEM e Escuteiros.

“Este é um grande desafio em termos de planeamento e execução, por isso já estamos a trabalhar nele há algum tempo. Neste momento estamos a começar a estruturar tudo”, afiançou.

A GNR também irá reforçar meios, deslocando para Fátima todas as várias valência da Guarda. O percurso que o Papa irá fazer desde o local onde aterrará o helicóptero até ao santuário é a principal preocupação dos militares, bem como as entradas e saídas da cidade.

JN

Sem comentários:

Enviar um comentário