sábado, 20 de fevereiro de 2010

Lousã: Comissão Municipal de Protecção Civil aprova Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil

A Comissão Municipal de Protecção Civil da Lousã, constituída por diversas entidades com competências na área da Protecção Civil, aprovou, por unanimidade, o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil para o concelho da Lousã (PMEPC).

Este documento, que obedece a uma estrutura tipo estabelecida pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), define as orientações relativamente ao modo de actuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de protecção civil no âmbito da ocorrência dos riscos que envolvam ou possam envolver o concelho da Lousã, nomeadamente, Incêndios florestais, Cheias, Vagas de frio e outros.
Foi, também, apresentada a plataforma informática SIGER (Sistema de Gestão de Emergência e Risco), que será implementada pela ANPC e que terá como principal função o apoio na gestão e planeamento de operações de emergência, nomeadamente nos Incêndios Florestais através da monitorização e acompanhamento dos principais factores de risco.

O PMEPC agora aprovado, será remetido para conhecimento ao Executivo e à Assembleia Municipal e, posteriormente, será submetido a aprovação pela ANPC.
Segundo o Presidente da Câmara, Fernando Carvalho, “O PMEPC foi elaborado por uma equipa extremamente multidisciplinar com a participação de pessoas com responsabilidade nas operações de emergência. É um documento que define as orientações relativamente ao modo de actuação dos vários organismos em operações de protecção civil. A reposição da normalidade das áreas afectadas constitui outro dos seus objectivos, de forma a minimizar os efeitos de um acidente grave ou catástrofe sobre as pessoas, bens e o ambiente.”
Arganil.eu

Sem comentários:

Enviar um comentário