quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Bombeiro da corporação de Lagares da Beira ferido em acidente com ambulância

Uma ambulância da corporação dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, do concelho de Oliveira do Hospital, despistou-se ao início da manhã de ontem, na zona de Rojão Grande (Santa Comba Dão). O acidente provocou dois feridos graves e um ligeiro.

O sinistro ocorreu por volta das 7h00, no nó de acesso entre o Itinerário Principal n.o 3 (IP3) e o Itinerário Complementar n.o 12 (IC12), numa altura em que, de acordo com informações das autoridades, chovia com grande intensidade. O comandante dos Bombeiros Voluntários locais, Rui Santos, explicou ao nosso Jornal que a ambulância despistou-se pouco depois de sair do IP3, no acesso para o IC12, no sentido Coimbra - Viseu.

«A viatura galgou o separador central e embateu num poste de sinalização», contou o responsável, acrescentando que a equipa de socorro teve grandes dificuldades em retirar as vítimas - o motorista, a doente que estava a ser transportada e uma acompanhante - do veículo.

«A ambulância estava bastante danificada e as manobras de desencarceramento foram difíceis. Tivemos de pedir o apoio de uma viatura pesada para conseguirmos afastar os destroços à medida que iam sendo cortados», referiu Rui Santos. Adiantou ainda que, além da viatura de desencarceramento e do veículo pesado, a corporação mandou para o local três ambulâncias, que transportaram os feridos para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC). Quanto às causas do acidente, o comandante dos Bombeiros de Santa Comba Dão não quis adiantar qualquer possibilidade, mas lembrou que o piso do IC12, nomeadamente na zona onde ocorreu o acidente, é muito irregular. «O betuminoso deveria ser substituído o mais rapidamente possível», defendeu.

Bombeiro operado
António Tavares, comandante dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, adiantou ao nosso Jornal que a ambulância estava de regresso de Coimbra depois de a doente, uma mulher de idade, ter sido vista nos HUC. Na viatura seguia ainda a acompanhante - uma neta - que sofreu apenas ferimentos ligeiros, enquanto a idosa e o motorista ficaram gravemente feridos.

O responsável explicou ainda que a única vítima do acidente que ainda se encontra internada é o bombeiro, já que as duas mulheres receberam alta depois do almoço e foram transportadas para casa.

Quanto ao elemento da corporação, António Tavares revelou que falou com ele no hospital e que este ia ser operado, devido a um derrame na zona do abdómen, embora tudo aponte para que a sua situação evolua favoravelmente.

O comandante não quis falar sobre as eventuais causas do acidente, sublinhando que ainda não conversou com o motorista sobre o assunto.

Mas, em relação à viatura, explicou que tinha entrado em funcionamento há pouco mais de seis meses. «Está irrecuperável», disse, sublinhando que «o facto de se tratar de uma ambulância quase nova poderá ter contribuído para que o bombeiro e as ocupantes saíssem vivas do sinistro».

Diário de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário