domingo, 21 de março de 2010

Esclarecimento ao poste “GIPS da GNR com condução infeliz”

Caro amigo e leitor “anónimo 20 de Março de 2010 23:42”, após lido o seu comentário não podíamos deixar de lhe responder na medida em que não reconhecemos onde o Sr.(a) vê mal no que está publicado a excepção do erro que é cometido no vídeo. Para não se adiantar mais conversa deixo alguns pormenores, passo a palavra ao vídeo e aos textos que lhe vão sugerir algumas maneiras mais correctas bem diferentes à sua teoria.

Circulação em rotundas: Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº1, 16º, nº1; 21º; 25º; 31º, nº1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas.

Veículo Prioritário: é considerado “prioritário” um veículo que circule em missão urgente de socorro e que assinale devidamente a sua marcha (com sinais luminosos e/ou sonoros).
Os veículos prioritários podem desobedecer regras e sinais desde que não coloquem em perigo ou embaraço os outros utentes da via(1).

Veículos em missão urgente de socorro

Entende-se por “veículo prioritário” o veículo que transite em missão de polícia, de prestação de socorro ou serviço urgente de interesse público, assinalando adequadamente a sua marcha.

Deveres destes condutores: Respeitar as ordens dos agentes reguladores do trânsito;
Suspender a marcha perante o sinal luminoso vermelho de regulação do transito, embora possam prosseguir a marcha, depois de tomadas as devidas precauções, sem esperar que a sinalização mude; Suspender a marcha perante o sinal de paragem obrigatória em intersecção (cruzamento e entroncamento, “Stop”).

Deveres dos restantes condutores: Todos os condutores que tenham possibilidade de o fazer em segurança, devem ceder a passagem aos veículos que transitem em missão urgente de socorro ou de polícia(2), assinalando adequadamente a sua marcha.
Excepto: Quando o “veículo prioritário” entra numa Auto-estrada, pelo ramal de acesso; Quando o “veículo prioritário” entra numa via reservada a automóveis e motociclos pelo ramal de acesso; Quando os condutores saem de uma passagem de nível; Transito congestionado; Em vias congestionadas, na presença de um “veículo prioritário”, os restantes condutores devem encostar-se o mais possível à direita, ocupando se necessário a berma.
Excepto: Nas vias públicas onde existam corredores de circulação; Nas auto-estradas e vias reservadas a automóveis e motociclos, os condutores devem deixar livre a berma.

Note-se:

(1) Os veículos prioritários podem desobedecer regras e sinais desde que não coloquem em perigo ou embaraço aos outros utentes da via - o que não acontece no vídeo dos GIPS se repararmos bem no carro cinzento que vem em sentido contrário - o veículo prioritário colocou outros em perigo logo que não podia ter exercido aquela manobra.
(2) Todos os condutores que tenham possibilidade de o fazer em segurança devem ceder a passagem aos veículos que transitem em missão urgente… - se verificarmos bem o vídeo dos GIPS, o carro cinzento foi empurrado forçosamente para a direita uma vez que a sua via estava obstruída - logo que o veículo prioritário desobedeceu às regras uma vez que não deixou que o condutor do veículo cinza decidisse o melhor na sua segurança, ele foi empurrado como que obrigado.

Não percamos tempo, o vídeo da APEC - Associação Portuguesa das Escolas de Condução demonstra como circular numa rotunda em segurança sem ser em sentido contrário.

4 comentários:

  1. Anónimo 20 Março/23:42, toma lá k é democrático, falavas em política nacional mas foi ela k criou a lei k tanto tentavas dizer k os outros eram asnos e tu o xico esperto afinal saiu-te o tiro pla colatra.
    Mt bem blogue gostei do seu esclarecimento, muito bem construído e o vídeo ñ podia deixar de tar mt bem metido na conversa, vamos ver se o anónimo tem coragem de se identificar até pode ser k ainda me pague um copo :-).
    Deixando de brincadeiras gostei da interacção deste bocadinho e desejo ao blogue, seu administrador e a tdos os seus leitores, um bom dia e uma óptima semana de trabalho.
    Cristina Barroso

    ResponderEliminar
  2. IMAGINEMOS AGORA NESTAS ROTUNDAS MAIS COMPLEXAS UM CARRO DA BT/GNR OU UMA AUMBULÂNCIA ASSINALAR MARCHA DE URGÊNCIA EM SENTIDO CONTRÁRIO.. DEVIA SER LINDO DEVIA.
    O ANÓNIMO DAS 23:42 DEVIA ESTAR A SONHAR QUANDO MANDOU PAPAIAS SEM LÓGICA.. HÁ CADA SAPIENS SAPIENS :::)))

    ResponderEliminar
  3. pelo cantar do pardal anonimo 23:42 deve ser do gips......... gostei do esclarecimento não podia estar melhor até eu aprendi muito com este vídeo....... força não deixem morrer o blooooog!!!!!

    ResponderEliminar
  4. É bem, é bem!!! Gostei desta publicação.......

    ResponderEliminar