segunda-feira, 29 de março de 2010

Áreas florestais vigiadas este verão por sete mil jovens

Sete mil jovens vão estar este verão a vigiar a floresta contra os incêndios, através do Programa ‘Voluntariado Jovem nas Florestas’, hoje apresentado pelo Governo na Tapada Nacional de Mafra.
O secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, disse à Agência Lusa que este ano o programa abrange sete mil jovens, «um número inovador porque houve um empenhamento das duas secretarias de Estado no sentido de potenciar este programa que a prevenção é essencial, mas também a educação para a cidadania».

O Governo, através das secretarias de Estado da Juventude e Desporto e das Florestas e Desenvolvimento Rural investe este ano cerca de um milhão de euros no programa, comparticipando nas despesas relacionadas com os seguros individuais dos jovens e com as deslocações e alimentação.

O programa destina-se a incentivar a participação dos jovens na defesa e prevenção da floresta contra incêndios, através de acções de sensibilização da população para comportamentos considerados de risco, de vigilância de zonas arbóreas para detecção de focos de incêndio ou de limpeza do lixo em áreas florestais.

Neste sentido, os jovens, entre os 18 e os 30 anos, vão deslocar-se de bicicleta, moto ou automóvel ou integrar equipas em locais privilegiados, onde observarão com binóculos as áreas florestais.

De acordo secretaria de Estado da Juventude e Desporto, desde 2005, altura em que o programa foi lançado pela primeira vez, foram detectadas 6250 deflagrações de incêndio e foram recolhidas cerca de 17 toneladas de lixo, correspondendo à limpeza de uma área florestal de 19 hectares.

Desde 2005, participaram 36869 jovens.

Lusa / SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário