terça-feira, 23 de março de 2010

Criar cultura de segurança

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), da Autoridade Nacional de Protecção Civil de Castelo Branco escolheu Março para, como tem vindo a acontecer em anos anteriores, assinalar o Dia da Protecção Civil, que ocorre no primeiro dia do mês.

O objectivo de comemorar a efeméride desta forma tem como finalidade conseguir chegar a todos os municípios, ao maior número de escolas e ao maior número de pessoas. “Isto não se consegue fazer num dia”, refere Rui Esteves, Comandante Operacional Distrital do CDOS.

Daí que se insista, junto da comunidade, mas sobretudo das escolas, em palestras sobre “Gestos que Salvam”, na realização de simulacros e evacuações e em mostrar e dar a conhecer os vários agentes de protecção civil e as suas diversas vertentes. Desde a PSP, à GNR, aos Bombeiros, à actividade desempenhada pela Força Especial de Bombeiros, ou às actividades da Autoridade Florestal Nacional, bem como do INEM. “A ideia é dar a conhecer quais são os agentes de protecção civil implementados no distrito e quais são aos meios de que dispõem”, diz o comandante.

No fundo o que se pretende é criar uma verdadeira cultura de segurança, com situações muito práticas.

Jornal Reconquista

Sem comentários:

Enviar um comentário