quarta-feira, 24 de março de 2010

“Câmaras investem mais nos bombeiros”


Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros, falou ao CM sobre protocolo de cooperação com o Instituto Politécnico Leiria.

Correio da Manhã – Qual é a finalidade do protocolo assinado hoje [ontem] com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a Associação Nacional de Municípios Portugueses?

Duarte Caldeira – Este protocolo de cooperação tem como objectivo identificar, no conjunto dos municípios, o valor dos investimentos nas associações humanitárias de bombeiros, as políticas de incentivo e estímulo ao voluntariado e como estão organizados os serviços municipais de protecção civil.

– Não se sabe quanto é que os bombeiros custam às Câmaras?

– Nós temos uma informação parcial, mas com este protocolo será feito um estudo científico e rigoroso, pelo IPL, para se chegar a um valor devidamente identificado, quer em equipamento quer em despesas correntes.

– As Câmaras são os maiores financiadores dos bombeiros?

– Temos a percepção de que, no conjunto, as Câmaras investem mais nas estruturas de bombeiros que a administração central. Essa ordem de grandeza vai ser encontrada pelo estudo que o IPL vai fazer.

– Que regras existem?

– Não existe nenhum instrumento que regule o apoio dos municípios aos bombeiros. Fica ao critério de cada um e à sensibilidade do seu executivo.

– Qual a utilidade deste estudo?

– Este estudo é fundamental para se definir uma orientação estratégica futura, nomeadamente na negociação com o Governo e na delimitação das responsabilidades da administração central e da administração local no financiamento dos corpos de bombeiros, que são a espinha dorsal do sistema de protecção civil de Portugal.

– Quando haverá resultados?

– A calendarização do programa de trabalho será feita em breve e os resultados dependem das equipas envolvidas no estudo. Mas o fundamental não é a pressa dos resultados, mas o rigor técnico e científico dos elementos apurados.

Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário