terça-feira, 2 de março de 2010

Quatrocentas pessoas homenagearam heróis falecidos no incêndio de 2005

Padre Jorge Santos recordou, numa cerimónia emocionante, que os quatro bombeiros sapadores “não morreram em vão”, pois “estavam a salvar vidas”.
O hangar do quartel dos Bombeiros Sapadores de Coimbra recebeu ontem uma missa de homenagem aos quatro homens que morreram em Mortágua, em 2005, depois de ficarem cercados pelas chamas. A cerimónia contou com a presença de cerca de quatrocentas pessoas, um gesto claro de solidariedade.
«Estes homens morreram no cumprimento da sua missão, não morreram em vão, estavam a salvar vidas. Não são heróis porque morreram, morreram porque são heróis», recordou o padre Jorge Santos, da paróquia de S. João Baptista, que emocionou os familiares e amigos das vítimas.
O responsável pela condução da cerimónia religiosa referiu ainda que «a homenagem é justa», pelo «exemplo de entrega dos quatro bombeiros».
Depois da missa, o comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Avelino Dantas, recordou aos jornalistas que o facto de os bombeiros terem morrido em «circunstâncias trágicas» deixou «marcas fortes nas pessoas e na própria corporação». «Estamos a falar de pessoas relativamente jovens que perderam a vida. É muito difícil para todos», acrescentou.
As vítimas mortais do incêndio de 2005 são Adelino Oliveira (42 anos), José Ferreira Lapa (43 anos), Acácio Silva (29 anos) e Luís Miguel Teixeira (24 anos). Três dos homens eram de Almalaguês, sendo um bombeiro do concelho de Miranda. Recorde-se que os Bombeiros Sapadores de Coimbra têm o lema “Vida por vida”.
Nova viatura ajuda a salvar vidas
Os Bombeiros Sapadores de Coimbra aproveitaram a homenagem de ontem para benzer a nova viatura de apoio aos mergulhadores, um veículo que tem uma importância estratégica nas operações de salvamento.
«Tínhamos uma viatura já bastante antiga, com mais de dez anos, que não era própria para a função. Havia dificuldade em levar todo o equipamento necessário ao mergulho, como os fatos e as garrafas de ar, mas agora já podemos fazer esse transporte em segurança e prestar um apoio eficaz aos mergulhadores», explicou aos jornalistas o comandante dos Sapadores, Avelino Dantas.
A nova viatura, que também foi adaptada, resultou de um investimento de alguns milhares de euros realizado pela Câmara Municipal de Coimbra.
Exposição de viaturas cativou cidadãos
Depois da homenagem aos bombeiros falecidos em Mortágua e da bênção da nova viatura de apoio aos mergulhadores, os Sapadores de Coimbra realizaram uma exposição de viaturas no quartel da Avenida Mendes Silva.
Os cidadãos tiveram a oportunidade de conhecer ao pormenor cerca de uma dezena de veículos de socorro e colocar as questões que acharam pertinentes aos bombeiros.
A mostra incluía as viaturas mais recentes (como um veículo especial de combate a incêndios com câmaras integradas, com apenas dois anos) e as mais antigas em funcionamento (caso de uma viatura de combate a incêndios urbanos com 28 anos).
Uma viatura de desencarceramento, uma auto-escada e uma unidade especial para acidentes com matérias perigosas são exemplos de outros veículos que integraram a mostra.
Diário de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário