sexta-feira, 19 de março de 2010

Simulacro na Escola Ana De Castro Osório

Realizou-se na Escola Ana de Castro Osório em Mangualde um simulacro de incêndio que teve como objectivo verificar as reacções humanas em situação de sinistro dentro do espaço escolar. Duas "vítimas" foram colocadas no piso superior do estabelecimento de ensino e a partir daí desenvolveu-se a acção de sensibilização.
"Uma das vítimas apresentava ferimentos devido a queda na escadaria e a segunda vítima ficou encurralada no piso superior. Feito o respectivo exercício de reconhecimento e busca por parte da equipa dos bombeiros entendeu-se que a melhor opção seria retirar as vítimas pela janela." explicou o Comandante dos Bombeiros de Mangualde - Carlos Carvalho -lembrando que o que se pretende com estes cenários é "sensibilizar os alunos, professores e todos os agentes educativos para que em situação de cenário real possam estar preparados para cumprir aquilo que são as recomendações do plano interno de uma escola".

Também o Professor João Carlos Alves, Director da Escola Ana de Castro Osório, realçou a importância destas iniciativas quer ao nível de segurança interna escolar quer ao nível da transmissão dos valores de cidadania aos alunos.
"É uma responsabilidade das Escolas e Instituições proceder a simulacros e actividades que recriem uma situação que poderá ser real. Isto é uma forma que nós arranjamos para mantermos a segurança activa e vigilante tendo também tem o efeito da cidadania porque ensinamos as nossas crianças como agir em caso de perigo" referiu o Directo do Estabelecimento de Ensino. Luís Cesário, Coordenador de segurança da Escola Ana de Castro Osório fez um balanço positivo desta iniciativa. "Os alunos participaram activamente, acataram as ordens transmitidas e foi possível testar o plano de emergência da escola de modo a verificar se ele realmente funcionava em situação real de emergência".
Cidade de Magualde

Sem comentários:

Enviar um comentário