quarta-feira, 10 de março de 2010

Secretário de Estado da Protecção Civil participa na assinatura para financiamento do novo quartel dos BVAS

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal assina este sábado um protocolo de apoio financeiro à construção do novo quartel dos bombeiros voluntários da cidade e celebra também o arranque das obras, numa festa aberta à população e na qual participa o secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, o governador civil de Setúbal, Macaísta Malheiros, bem como o executivo camarário, presidido por Pedro Paredes, a corporação de bombeiros e outras figuras do concelho.

A comemoração realiza-se este sábado, dia 13, às 15h, na praça Pedro Nunes, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, e inclui um lanche de churrasco.
A assinatura do protocolo entre o município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcácer do Sal (BVAS) é o culminar de um longo processo burocrático levado a cabo pela câmara, a Assembleia Municipal e os próprios BVAS no sentido de viabilizar a construção do quartel que vai substituir as actuais instalações, já desadequadas às exigências, situadas junto ao Sado e, por isso, alvo frequente de inundações.

Recentemente, a construção viu aprovado o financiamento no domínio de Prevenção e Gestão de Riscos do Eixo III do Programa Temático de Valorização do Território, com uma comparticipação do Fundo de Coesão de 70 por cento do valor elegível, correspondendo assim a 580. 968,46 euros. A Câmara Municipal de Alcácer do Sal assume os restantes 30 por cento não financiados no âmbito desta candidatura. O subsídio é de cerca de 249 mil euros, 160 mil dos quais orçamentados para 2010 e o restante para o ano seguinte.

Este subsídio municipal junta-se ao apoio antes concedido à elaboração do projecto e apresentação da candidatura, bem como à legalização da construção no terreno em causa e ao subsídio anual de 85 mil euros aos BVAS, à aquisição de uma ambulância e de um auto-tanque nos dois últimos anos.

Paralelamente ao apoio autárquico, os interessados em apoiar a corporação podem também reforçar os valores que já foram depositados na conta aberta pela câmara para esse efeito (BES – 000670699503), já que a festa marca o relançar da campanha “todos os euros contam”, que apela à participação da população na construção do quartel e seu equipamento futuro.

Rostos

Sem comentários:

Enviar um comentário