sexta-feira, 26 de março de 2010

Carros dos Voluntários no parque da AGERE

Aparentemente abandonados, três carros de combate a incêndios, entre os quais um pesado, e uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Braga estão paradas, há mais de três meses, nas instalações AGERE, em Braga. Uma ambulância INEM esteve ali dois meses.

Razões para o sucedido, aparentemente, não existem. As viaturas estão em bom estado, apesar de algumas terem os pneus sem ar ou furados. Numa altura em que o tom das críticas há falta de meios nos bombeiros sapadores e voluntários de Braga aumentam, é de estranhar que quatro viaturas estejam ao abandono nas instalações da AGERE em Braga.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, António Machado, disse ao JN que estas viatura estão parados "porque estão avariadas e à espera de manutenção".

A falta de financiamento dos Bombeiros Voluntários de Braga leva a que estas situações sejam frequentes.

"São reparações que são um bocado caras. O financiamento aos bombeiros não aquela que a gente espera e nós temos cada vez mais dificuldades financeiras. Os valores que o Estado nos paga são baixos, no transporte de doentes e cada vez que vamos para incêndios ficamos sempre com prejuízos", explica o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

António Machado reivindica ainda mais viaturas de combate a incêndios para a cidade de Braga, nomeadamente um carro mais moderno para o combate a incêndios urbanos.

No início deste mês um incêndio numa unidade hoteleira de cinco estrelas, em fase de acabamentos, junto à Universidade do Minho, pôs a nu as dificuldades que há em Braga no combate a incêndios urbanos.

A falta de meios levou mesmo ao pedido de uma assembleia municipal extraordinária por parte da oposição (PSD, CDS-PP, BE e CDU), junto do presidente da Assembleia, António Braga.

Na altura, as duas auto-escadas dos Sapadores Bombeiros estavam indisponíveis para combate, conforme explicou o presidente da autarquia, Mesquita Machado, "devido à falta de homologação de uma e à avaria de outra".

JN

Sem comentários:

Enviar um comentário