sexta-feira, 26 de março de 2010

Antigo comandante dos Bombeiros de Rebordosa homenageado

Abel Silva foi bombeiro mais de 20 anos, 17 deles no comando da corporação.
Abel Silva, que serviu os Bombeiros Voluntários de Rebordosa durante mais de 20 anos, 17 deles como comandante, foi esta terça-feira homenageado pela Junta de Freguesia daquela localidade.
Entre muitos elogios à sua conduta pessoal e profissional, o empresário rebordosense recebeu lembranças que marcaram a sua passagem por esta corporação também por parte da família, do Rebordosa Atlético Clube (onde chegou a jogar) e de outras associações da freguesia.
O comandante Abel mostrou-se surpreso com esta homenagem e assegurou que apenas fez o melhor que podia e sabia, honrando uma farda que sempre se orgulhou de vestir.
Para o presidente da Junta de Rebordosa, Elias Barros, esta autarquia local não podia deixar de homenagear um homem da terra que prestigiou a freguesia e o concelho, caracterizando o comandante como um "homem amigo do seu amigo" e de "carácter impar".
"Saí na hora certa"
Abel Moreira da Silva tem 57 anos e é casado, tendo já três filhos e um neto. Depois de 21 anos a servir os Bombeiros de Rebordosa, decidiu retirar-se do comando por questões pessoais e profissionais. "Saí na hora certa", afiança.
Numa noite de emoções, Abel Silva disse-se "apanhado de surpresa": "Servi os bombeiros com grande honra e orgulho sem nunca esperar qualquer homenagem", garantiu. "Sentia que pertencer a esta casa era grande responsabilidade. Tinha que ser sério, humilde e dar o meu melhor", explicou o comandante. Garantindo que esta vai continuar a ser a sua "casa do coração" e que não vai deixar de gostar dos Bombeiros de Rebordosa, Abel Silva revelou que leva destes 20 anos muitas memórias, algumas de alturas boas e outras de tempos em que lhe restou "erguer a cabeça e pedir sorte".
Já José Miranda, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, falou deste homem como "um grande comandante e também um grande industrial". "Não te dou os parabéns porque estou triste. Respeito a tua atitude mas acho que podias dar mais uns anos à causa", disse voltado para o comandante cessante.
Por sua vez, o presidente da Assembleia-Geral dos Bombeiros de Rebordosa lembrou que o comandante não abandonou a corporação, "apenas transitou para um órgão consultivo da direcção. Continuamos a contar com ele", assegurou, adiantando que os bombeiros lhe farão uma homenagem aquando do aniversário da corporação.
Verdadeiro Olhar

Sem comentários:

Enviar um comentário