sábado, 13 de março de 2010

Bombeiros angariam novos sócios e verbas para compra de ambulância

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres (AHBVFA), presidida por Álvaro Melo, está a promover uma campanha de angariação de novos associados e outra de recolha de fundos para pagamento de uma nova ambulância para transporte de doentes.
O presidente da direcção disse ao Jornal A Guarda que a AHBVFA já comprou a ambulância, que custou 37.500 euros e deverá ser benzida pela Páscoa.
No entanto, como não possui a totalidade da verba, tem na rua a campanha “Gesto Solidário” que está a dar resultados, pois segundo aquele responsável “tem havido pessoas a entregar verbas no quartel dos bombeiros”.
A compra da viatura também foi apoiada por todas as Juntas de Freguesia do concelho de Fornos de Algodres que “contribuíram com um pequeno donativo”. Foram, ainda, recolhidos donativos na vila e foi feito um peditório junto da população do concelho, “que rendeu cerca de 13 mil euros”.
O dirigente salientou que pelas contas da direcção da Associação Humanitária, “o valor que deve faltar será de 7 ou 8 mil euros”, que espera poder reunir com a campanha “Gesto Solidário”.
A AHBVFA adquiriu a nova ambulância de transportes de doentes, numa altura em que a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda elaborou um novo regulamento de transportes programados de doentes em vigor no distrito, que prevê a utilização de transportes públicos em vez das ambulâncias, situação que já mereceu as criticas da direcção da Federação de Distrital de Bombeiros da Guarda, por temer que a medida possa ter consequências “graves” para a sobrevivência dos corpos de bombeiros do distrito.
No caso dos Bombeiros de Fornos de Algodres, Álvaro Melo disse que desde a entrada em vigor do regulamento, o movimento com transportes de doentes “reduziu” mas “reduziu pouco”. Ainda assim, refere que a medida da ULS “não inviabiliza a compra da nossa ambulância”. “Os Bombeiros têm por obrigação, prestar um serviço com a maior qualidade possível, por isso, decidimos adquirir essa nova viatura para transportar os doentes com conforto”, justificou.
O dirigente acrescentou que o Corpo de Bombeiros está a apostar na renovação da sua frota automóvel, recordando que “nos últimos 4 anos, é a segunda ambulância que compramos, sempre a pensar no conforto e no bem-estar dos doentes que transportamos”.

Bombeiros querem ter um associado em cada casa

A AHBVFA também está a desenvolver, desde Dezembro de 2009, uma campanha de angariação de novos associados. “Pensamos nós que aquela casa deveria ter 2.000 sócios, porque temos no concelho de Fornos de Algodres 2.000 domicílios fiscais. Seria bom que tivéssemos, pelo menos, um sócio por cada residência”, admitiu o presidente da direcção.
Álvaro Melo adiantou ao Jornal A Guarda que a Associação que dirige está “com perto de 1.000 associados” e que, “desde o início da campanha, têm entrado sócios quase diariamente”. “Por exemplo, posso dizer que na próxima reunião de direcção, tenho para aprovação 24 ou 25 novos sócios”, adiantou.

Jornal A Guarda

Sem comentários:

Enviar um comentário