segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dois Aviões Canadair Espanhóis no Terreno Desde Início da Manhã

Dois aviões Canadair espanhóis estão a combater o incêndio em Ribeira da Nave, concelho do Sabugal, distrito da Guarda, desde o início da manhã de hoje, disse à Lusa fonte do Comando operacional distrital.
Segundo a mesma fonte, os dois aviões espanhóis, accionados pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), estão no terreno desde as 9h e, neste momento, estão a abastecer em Salamanca (Espanha) para voltarem a operar no incêndio, que lavra há mais de 24 horas.
Fonte do Comando Distrital do Operações de Socorro (CDOS) da Guarda instalado no Alto do Mosteiro, Sabugal, adiantou que o vento forte e o terreno acidentado estão a causar dificuldades no combate às chamas.
De acordo com a fonte, desde domingo tem ardido principalmente mato, pinhal e áreas agrícolas, mas não há indicações de danos em habitações.
A fonte adiantou que, neste momento, há uma frente que preocupa os bombeiros, designadamente junto ao Alto do Mosteiro, onde está instalado o posto de comando.
O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Manuel Rito, disse à Lusa que as chamas já destruíram uma área extensa, mas ainda não está a avaliada.
As chamas destruíram áreas próximas de Sortelha, Orgeira, Alfeia de Santo António, Alogas, Santos Estêvão, Moita e Casteleiro, no concelho de Sabugal.
O incêndio, que deflagrou domingo às 00h51 em Ribeira da Nave, Sabugal, mobiliza 192 bombeiros, apoiados por 57 veículos, dois helicópteros e quatro aviões bombardeiros pesados.
Lusa / SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário