segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dois Bombeiros Mortos Num Incêndio Ainda “fora de controlo” na Califórnia

Dois bombeiros morreram esta madrugada num incêndio que já devastou 14 mil hectares e ameaça mais de 12 mil casas 30 quilómetros a norte de Los Angeles, Califórnia.
O mesmo fogo, que é agora combatido por 2500 bombeiros, já tinha obrigado a retirar das suas residências quatro mil pessoas.
É apenas um dos dez que arderam durante o fim-de-semana na Califórnia.
Os dois bombeiros estavam no bosque nacional de Los Angeles quando o seu veículo saiu da estrada. Um porta-voz disse que morreram enquanto travavam “um intenso combate contra as chamas”.
Este incêndio está quatro vezes mais forte do que estava na sexta-feira, quando começou. E continua “fora de controlo”, admite o serviço das florestas nacionais.
Sob ameaça está o centro de transmissões de Mont Wilson, que assegura a difusão dos principais canais de televisão de Los Angeles, dois terços das rádios FM e as transmissões de várias forças de segurança, locais e federais.
O governador do Estado, Arnold Schwarzenegger, foi ontem à zona lembrar a todos os abrangidos pelas ordens de evacuação que não podem permanecer nas suas casas.
Dezoito casas ficaram destruídas no domingo, a maioria na floresta de Los Angeles.Sexta-feira, Schwarzenegger já declarara o estado de emergência nos condados de Los Angeles e Monterey. Ontem alargou-o a Placer.
A Califórnia é frequentemente assolada por incêndios. Em 2007, sofreu os piores da sua história, com 640 mil habitantes a terem de ser retirados das suas casas e duas mil habitações destruídas.
Público

Sem comentários:

Enviar um comentário