segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Bombeiros Apresentam Exigências aos Partidos

Liga dos Bombeiros quer conhecer as propostas das forças que vão a votos para o sector.
Ontem, o distrito da Guarda foi o mais afectado pelos fogos, depois de um sábado em que se registou o recorde de fogos neste Verão.
A Liga de Bombeiros Portugueses vai apresentar as suas exigências a todas as forças políticas que se vão candidatar às legislativas.
A decisão inédita surge para conhecer atempadamente as propostas dos partidos para o sector dos bombeiros.
A LBP prepara-se para "elaborar uma carta reivindicativa a dirigir aos partidos políticos candidatos às eleições para a Assembleia da República", afirma Duarte Caldeira num artigo publicado no jornal Bombeiros de Portugal. A intenção é "colocar no processo eleitoral a discussão de matérias que dizem respeito aos bombeiros e ao socorro". Segundo Caldeira "este é o exercício de uma responsabilidade cívica".
No terreno, as chamas obrigaram ontem ao auxílio espanhol que chegou a Portugal sob a forma de meios aéreos. A situação mais grave viveu-se no distrito da Guarda, com os incêndios de Seixo Amarelo e Pega a reacenderem e a obrigarem à colocação de um forte dispositivo no terreno.
No Seixo Amarelo, segundo a Protecção Civil, as acções foram dificultadas pelos "difíceis acessos". A situação mais grave viveu-se porém durante uma "reactivação" do incêndio de Pega que deflagrou na tarde de Sábado. Para aqui foram deslocados dois pelotões militares, bombeiros oriundos de Santarém, Coimbra e Aveiro e efectivos da Força Especial de Bombeiros.
No combate às chamas foi ainda accionado um Canadair espanhol, que se juntou aos dois portugueses que estiveram todo o domingo envolvidos neste incêndio. À hora do fecho desta edição este fogo não estava circunscrito.
No distrito de Viseu, um incêndio em Castro Daire consumiu uma vasta área de mato. Neste incêndio foi mobilizada uma centena de bombeiros e quatro meios aéreos. No distrito de Braga houve registo de um incêndio em Cabeceiras de Basto. No distrito do Porto um incêndio na Trofa, que chegou a ter "três frentes activas" só foi extinto ao final da tarde. Em Bragança houve registo de fogos em Calvelhe, Vila Flor e em Freixo de Espada à Cinta, para onde foi activado um helicóptero espanhol.
No sábado, os incêndios florestais atingiram um número recorde, desde que começou a fase "Charlie". A Protecção Civil contabilizou 237 ocorrências. Apesar do alerta, classificado pela Protecção Civil ser o Azul, não deixou de ser o dia que mais trabalho deu aos Bombeiros.
Para hoje, todo o Norte do País está com risco elevado de incêndio florestal, sendo que nos distritos de Bragança e Portalegre e nos concelhos de Almeida e Sabugal, no distrito da Guarda, é máximo.
DN/AMADEU ARAÚJO

Sem comentários:

Enviar um comentário