segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dados Nacionais e Europeus Sobre Incêndios Não Coincidem

De Janeiro a 15 de Agosto houve 31 "grandes incêndios" em Portugal, segundo a Autoridade Florestal Nacional (AFN), enquanto o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais registou 54. Vários fogos detectados pelo sistema europeu não constam nos relatórios nacionais, mas também há incêndios que só a AFN contabiliza.
Segundo os dados divulgados pelo Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS, na sigla em inglês), na sua página na Internet, que monitoriza os incêndios na Europa através de um sistema de satélite, houve 54 fogos com área ardida superior a 100 hectares de Janeiro a 15 de Agosto de 2009 em Portugal.
No entanto, o relatório provisório divulgado na semana passada pela AFN, entidade sob tutela do ministério da Agricultura, refere que "registaram-se 31 ocorrências enquadráveis" em "grandes incêndios" ["consideram-se grandes incêndios aqueles cuja área total afectada é igual ou superior a 100 hectares"] em Portugal, de 01 de Janeiro a 15 de Agosto de 2009, que resultaram numa área ardida total de 9208 hectares.
Os dados das duas entidades não coincidem, havendo vários incêndios detectados pelo sistema europeu que os relatórios referentes a este ano da AFN não mencionam. Mas também acontece o contrário: há grandes incêndios referidos pela AFN que não constam das listas do EFFIS.
No mês de Abril, por exemplo, a AFN não mencionou qualquer incêndio com área ardida superior a 100 hectares, mas segundo o registo europeu houve um fogo, no dia 24, que consumiu 275 hectares em Espinhosela, Trás-os-Montes. Por outro lado, a AFN referiu ocorrências de grandes incêndios nos dias 16, 17, 20, 26 e 28 de Julho, mas que não constam dos dados europeus.
Acontece também que o mesmo fogo apresenta áreas ardidas diferentes nos dois registos. Um exemplo: o fogo em Ansiães, no concelho de Amarante, a 18 de Março, queimou 408 hectares segundo a AFN e 619 segundo o sistema europeu. Uma outra ocorrência com dados diferentes respeita a um incêndio em Santana de Cambas, no concelho de Mértola, em que as autoridades nacionais registaram 567 hectares queimados pelo fogo e a UE contabilizou 451 hectares.
A agência Lusa solicitou dados adicionais ao ministério da Agricultura sobre datas de incêndios, métodos de cálculo de áreas ardidas e contabilização de fogos e áreas ardidas, além de um comentário sobre os dados do sistema europeu e as diferenças em relação aos que constam nos relatórios que a AFN divulga quinzenalmente.
Em resposta, fonte do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas destacou que os relatórios quinzenais da AFN são "provisórios", sublinhando que "nada tem a acrescentar" e que "tudo foi esclarecido aos deputados da Assembleia da República" sobre os incêndios nas suas deslocações à Autoridade Nacional de Protecção Civil.
O EFFIS foi instituído pelo Centro Comum de Investigação (CCI) e pela Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia e fornece alertas diários de risco de incêndio, bem como avaliações de danos em apoio aos serviços de combate aos incêndios dos Estados-Membros da UE, aos serviços da Comissão Europeia e a outras organizações neste domínio.
O EFFIS divulga as informações de incêndios e área ardida quase em tempo real, nos países da Europa e do Norte de África, com base em informação captada em permanência por satélites.
DN

Sem comentários:

Enviar um comentário