domingo, 16 de agosto de 2009

Ambiente: Mergulhadores "Caçam" 200 Kg de Lixo

Perto de 200 quilos de resíduos, a maior parte artefactos de pesca e garrafas de vidro e plástico, foram ontem retirados do fundo da marina de Sines, durante uma recolha subaquática de lixo que envolveu 35 mergulhadores.
"Os mergulhadores recolheram 191 quilos de lixo, numa zona que supostamente devia estar limpa, que é a marina", disse à Lusa Gabriel Neves, responsável da Divetek pela equipa de mergulho.
Artefactos de pesca e garrafas de plástico e vidro foram os objectos mais "caçados" pelos mergulhadores, 31 civis e quatro da Marinha, que recuperaram ainda paus, tubos, uma vassoura e sacos de plástico.
A recolha subaquática, acompanhada por demonstrações de uma unidade naval de combate à poluição, pertencente à Marinha, decorreu ao longo da manhã na Marina/Porto de Recreio e foi promovida pela empresa de mergulho Divetek, cujo objectivo inicial era abranger também o Porto de Pesca.
"Talvez aí tivéssemos conseguido tirar duas ou três toneladas de resíduos porque é uma zona de acumulação e tem um tipo de lixo completamente diferente, como um barco afundado ou pneus industriais das obras", exemplificou.
Só que, segundo o responsável, a acção não foi autorizada: "A Administração do Porto entendeu por bem não autorizar. Terão as suas razões que respeitamos".
A recolha subaquática na marina faz parte do PROJECTMAR, que visa a retirada de resíduos sólidos do mar e conta com o apoio da Sociedade Ponto Verde e de uma dezena de parceiros.
Lusa/DN

Sem comentários:

Enviar um comentário