segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Bombeiros á Beira do Abismo (2.ª Parte)

Quarteis Megalomanos:
Gosto de estruturas simples tipo modulares que até dá para aumentar ou diminuir sem partir paredes e ficarem cubículos. Unidades que possuam todas as comodidades que os bombeiros apreciam e necessitam. Alguns criminosos queriam-se presos ao que gastaram e ficou uma borrada, que em poucos anos não tem utilidade. E acima de tudo NÃO INVENTEM! Aliás há modelos predefinidos que quase ninguém cumpre. Mas se os modelos já são maus então não façam pior...
Sejam como celebre Marquês de Pombal quando se projectou algumas avenidas em Lisboa e pensou num futuro, não digo o mesmo quanto aos quartéis existentes bem no meínho de uma zona que em 1755... Se o pior acontece os bombeiros socorrem a pé pois os carros ficam nos escombros! Sim porque por QUASE todo o país se vê carros de bombeiros fora dos quartéis na volta têm muitos ou quartéis pequenos. No entanto se as coisas nunca tivessem ocorrido poderia ser desculpa, mas não!
Nos quartéis inventamos tudo:
- Clínicas
- Cinemas
- Danças de Salão
- Sorteios- Peditórios
- Parques- Bares
- Barraquinhas
- Quermesses
Não somos mendigos! Somos uma necessidade de um povo que ainda não se capacitou disso, que acha que todos ganhamos muito dinheiro mesmo como voluntários!Muito bonita e de todos conhecida a frase "voluntários por opção, profissionais na acção".Eu digo: está quase na hora de pararem de se aproveitarem de nós.
Proposta Radical:
1.ª Condução de doentes para as privadas
2.ª Emergência Médica para quem de direito (INEM)
3.ª Socorros a Náufragos para quem de direito (ISN)
4.ª Terminem-se os ECIN`s dos moldes actuais
5.ª Especializem-se parcialmente os Bombeiros
6.ª EPI´s com critérios validos, sem macacada
7.ª Regalias condignas para bombeiros em regime de voluntariado
8.ª Uniformidade de quartéis, viaturas e uniformes que durem mais que 2 anos
São estruturas criadas com gente no terreno e actuações muito próprias. Só têm que fazer aquilo para que foram criadas. Enquanto não existiam os Bombeiros faziam, hoje existem que o façam se não têm efectivos que aumentem, se não têm meios que comprem.
Agarremo-nos ao que é muito nosso e que ninguém faz.Nunca pensei ver GNR a apagar incêndios, ainda verei um dia o INEM a desencarcerar pelo menos de show-off.
Certo é que os CB´s que têm barcos/botes não os vai afundar e devemos ter brancas para uma emergência, mas é para uma emergência não para toda a hora. E que essas brancas sejam boas devidamente equipadas sem tunings. E que os bombeiros estejam bem formados na área do TS e TAS para situações infelizes que todos gostamos de ser úteis. Não sermos desgastados no dia-a-dia, a toda a hora e minuto em situações que valha-me deus.
Só para ganhar uns cêntimos mais para a Associação. Até esquecemos as formações que fizemos pois raramente as pomos em prática, banalizamos tudo, não temos tempo para formação, para treino. Os carros degradados, a falta de material, os acidentes aumentam, as despesas cada vez mais elevadas depois fazem-se peditórios ao povo e cobramos caso o CODU não atribui nº pois o sistema mudou e os Hospitais não pagam.
Sobrecarregam-se direcções das chamadas Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários e em alguns concelhos são das maiores empresas que existem.
Até as Santas Casas da Misericórdia estão em mudança radical.
Farão falta Direcções?
Deverão continuar a chamar-se Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários?
Diminui:
- A receita
- Os gastos
- Horas de trabalho
- A estrutura
- O desgaste
Aumenta:
- A prontidão
- A selectividade dos elementos
- O ânimo- Formação
- A imagem
- O lucro por diminuição de gastos e € perdidos na confusão
Exigir:
- Distribuição decente das EPI´s com justificação das opções
- Distribuição decente de meios
- Regalias condignas sejam debatidas e não atiradas à sorte
- Sermos críticos de nós próprios
- Cumprir as determinações (horas de serviço, formação, presenças)
Autor: Comandante no Quadro de Honra
Fonte: bombeirosparasempre

Sem comentários:

Enviar um comentário