sábado, 29 de agosto de 2009

Bombeiros á Beira do Abismo (1.ª Parte)

Boicote aos ECIN´s!?
Tudo bem. Isso que entre já a estalar...
Mas esse está longe de ser o problema de fundo!
Parecemos revoltosos, piratas a fazer motins a bordo. Piratas sinónimo de aventura, mas renegados, pulhas, malfeitores, gente do mais baixo...
É isso que somos?
Pergunto: É isso que os bombeiros são?
Isso é uma batalha numa guerra que tal como todos os impérios estamos a perder de dentro, por apodrecimento não só da ideologia mas muito também pelo desgaste e pelos puderes instalados (veja-se a queda dos impérios Grego, Romano...sim o Português também).
Os Bombeiros neste país contam com mais de 600 anos...Mudaram imenso...e não podem parar de mudar, de se ajustar a uma sociedade em constante mudança que se olharmos nos últimos 10 anos deu uma volta de 90º pelo menos.
Já chega de rodopiar sobre a mesma base (a base legal que constitui os corpos de bombeiros), pois é nada mais nada menos que uma achega para cá e para lá criando chefes e chefes e chefes que já serão mais do que os "índios". Chefes que remunerados e muito bem pois o desempenho denota-se!
Já:
- Fomos sós
- Únicos
- Fizemos tudo e de tudo
-"Seguramos um país" que mais estruturas não tinha para salvaguardar pessoas e bens.Ninguém vê ou quer ver por ignorância, por interesses egocêntricos, por ...
Hoje em dia:
- Criaram apoios ou desapoios?
- Deram-nos facadas (devolveram as navalhas que deixamos)!
- Chamaram-nos portanto à realidade de um serviço podre!
- FEB (bem criada com bombeiros)
- GIPS da GNR?
- Sapadores Florestais
- INEM (da coordenação e supervisão à prestação)
- Ambulâncias privadas
Onde só tínhamos como estruturas parceiras no terreno:
- Cruz Vermelha Portuguesa
- Equipas Florestais (ainda se lembram como terminaram?)
Queremos tudo:
- Incêndios Florestais?
Ver década de 80 e quem lucrou.
Aumentem as equipas de sapadores florestais, ficam mais baratas, trabalham ou deviam trabalhar no defeso, não aborrecem tanto os bombeiros com a história dos incêndios florestais e também já dão que fazer aos Comandantes Municipais.
Pois é mais fácil gastar dinheiro no combate do que no ordenamento do território.Informem-se do ex da ordenação da Alemanha do pós-guerra.
É melhor apertar as tetas as vacas para não produzirem leite do que perder os subsídios fofinhos da Europa rica!
- Emergência Médica?
Agora com um INEM "renascido" e prestador, salvaguardem-se os nossos homens e as situações de catástrofes.Devolvam-se as carripanas amarelas e os PEM que assim só têm que gastar em contratar gente. Compram a malta com carros parecidos.
Vejam os orçamentos mensais por carro deles e os nossos com tripulação é óbvioAgora com novos concursos para abrir é a hora.
- Condução de doentes?
Ambulâncias privadas para cima. Aliás, quem ou quantos os voluntários que embarcam neste tipo de missão? Sei que todos, mas com uma energia que dói!
Maior parte são feitos por assalariados dos CB´s, sejamos verdadeiros. Alguém gosta de pataletas? Só quem tem que as fazer!
Se há uns anos os CB´s eram financiados indirectamente por serviço prestado ao Ministério da Saúde, hoje está a mudar. Veja-se o caso dos Hospitais, EPE a concurso para serviço de Saúde. Os CB´s a MENDIGAR mais uns cêntimos ao km, a concorrência desleal para com as particulares!Nem falo dos "caladinhos"!
Deprimente!
- Fardas?
AI MINHA NOSSA!
Pelas fatiotas que se vê desfilar deve existir pelo menos umas 10 LBP.
Se uma já dá que falar. Bem, quando uma Liga que por exemplo tem sucessivamente aprovado (se não tem deixa que o façam) uniformes de trabalho sem faixas reflectoras (quando os Bombeiros na escola dizem as criancinhas que as mochilinhas as devem ter...) só pode ser para esconder do INIMIGO (à luz do RGM - Regulamento Geral Militar paizinho que sempre foi do Regulamemto CB´s) ou então e que está muito na moda para as vestes há INEM (as quais foram bem criadas com projecção tal que os bombeiros as propagandeiam!)

Só falta adoptar as dos GIPS, mas ainda dá prisão! Bem os actuais de trabalho são uns trapitos parecidos digo mal parecidos das botas para cima e não me refiro às cores lindas.
- Carros Fantasia?
Estou muito de acordo que as viaturas sejam adaptadas as necessidades das áreas de actuação próprias e que sejam também distribuídas com critérios (pois o estado entra com bago em nº considerável de viaturas – ver ultimo concurso e anterior que nem terminou ou anulou ou prescreveu... que barraca) mas por vezes estou a ver uma verdadeira concentração TUNING – isso mais para as brancas pois os vermelhos parecem uma FEIRA de BELDADES.
Somos um país maior em área que os por exemplo os EUA/Canadá (irra), veja-se os construtores, os carros.
Bem, certo é que não tenho visto muitos à GIPS com grelhinhas e embaladeiras cromadas.
Quando falo de distribuição seria distribuição e não concentração, do mesmo modo como as auto-escadas deverão estar em grande nº nas zonas urbanas pois no interior dariam para ir ao ninhos o mesmo se passa com os VF´s ou os VR´s os quais nas cidades será para apagar jardins ou fazer GRIF´s (não devia dizer isto!).
Mas sempre poderão ter um CARRINHO como aquele que foi para a Galiza, salvo erro em 2006, sim pois para lá das GRIF´s e dos jardins também dá para ir ao ESTRANGEIRO talvez mesmo até à lua!
Autor: Comandante no Quadro de Honra
Fonte: bombeirosparasempre

Sem comentários:

Enviar um comentário