terça-feira, 4 de agosto de 2009

Protecção Civil e Governo Reunidos Após Alteração de Dados Sobre Fogos

A reunião semanal dos agentes da Protecção Civil, que se realizou hoje, é presidida pelo secretário de Estado que tutela o sector e conta com a presença dos deputados da Subcomissão Parlamentar de Agricultura, Floresta, Desenvolvimento Rural e Pescas.
Esta reunião alargada decorre dias depois de ser conhecido publicamente o relatório da Guarda Nacional Republicana (GNR) "Operação Floresta Segura 2008", que refere que dados da área ardida, inscritos no Sistema de Gestão de Informação dos Incêndios Florestais (SGIF), foram alterados em 2007 e 2008 "por desconhecidos".
De acordo com o relatório, durante a "campanha de 2007 vários oficiais de ligação nos Comandos Distritais de Operações de Socorro informaram que os dados carregados pelas Equipas de Manutenção e Exploração de Informação Florestal (EMEIF) apareciam alterados por desconhecidos" no SGIF.
No relatório da GNR lê-se, também, que a "Autoridade Florestal Nacional tentou substituir ocorrências no SGIF, passando-as para queimadas".
Confrontado com esta acusação, o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas referiu que os relatórios provisórios e finais sobre os fogos florestais apresentados pela Autoridade Florestal Nacional (AFN) "são completamente fiáveis, correctos e não podem ser atacados na sua validade".
Por sua vez, o porta-voz do Comando-Geral da GNR, Costa Lima, esclareceu que a alteração de dados no Sistema de Gestão de Informação sobre incêndios é uma "harmonização de processos" e não serve para esconder coisa alguma.
"Há alturas em que os números inseridos pela primeira vez são inferiores à realidade e outras vezes superiores", pelo que, por vezes, "é necessário algumas entidades corrigirem a primeira contabilização: tanto para mais como para menos.
É uma harmonização de processos", explicou o tenente-coronel Costa Lima.
Entretanto, o secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, reafirmou a confiança nos dados sobre área ardida em 2007 e 2008, depois de o porta-voz da GNR ter esclarecido que as alterações visam harmonizar e não esconder.
Em comunicado, o secretário de Estado informou que, "face às explicações já prestadas pela Guarda Nacional Republicana sobre o relatório interno Operação Floresta Segura, não tem dúvidas sobre o rigor e a fiabilidade dos dados sobre a área ardida nos anos de 2007 e 2008".
A reunião de hoje entre os agentes da Protecção Civil, secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, e deputados da Assembleia da República decorrerá cerca das 12:00 nas instalações do Comando Nacional de Operações de Socorro, em Carnaxide, Oeiras.
Segundo uma nota da Autoridade Nacional de Protecção Civil, após o 'briefing' a presidência da Subcomissão Parlamentar de Agricultura, Floresta, Desenvolvimento Rural e Pescas poderá prestar declarações à comunicação social.
Lusa

3 comentários:

  1. Uma historia muito mal contada, o que a GNR a AFN andar a engendrar?

    Algo anda a ser feito por baixo da mesa, isso devia ser esclarecido até as ultimas consequências, com incêndios se tornam simplesmente em queimadas?

    ResponderEliminar
  2. CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO FÉNIX, ALGO SE PASSSA PORQUE ATÉ O GOV JÁ ANDA METIDO NISTO.
    AGORA SÓ GOSTAVA DE VER AQUI AQUELES SENHORES QUE ENCHEM ISTO CHEIO DE COMENTÁRIOS DESNECESSÁRIOS.. AQUELES QUE TEIMAM EM DEFENDER OS ERROS COMO ACONTECEU NO OUTRO TÓPICO DA NOTICIA DO CASO DE LOURIGA HAVIAM DE VIR COMENTAR ESTA POUCA VERGONHA MAS COMO SÓ TÊM PEITO E SABEDORIA PARA DEFENDERO O QUE NÃO DEVEM FICAM DE BOCA CALADINHA PORQUE NÃO SABEM MAIS COITADOS...... :-)

    ResponderEliminar
  3. Já que há poucos incêndios tá aqui um trabalho bom para a PJ.

    ResponderEliminar