domingo, 15 de agosto de 2010

Serra da Estrela: triste cartão de visita

Incêndio em Aldeia da Serra: ocorrência de elevado risco, condições climatéricas a favor da desgraça ecológica, zona protegida do PNSE, combustível compacto e seco, entre outras, era este o cenário da manhã do dia 11 de Agosto que contava com cerca de 100 bombeiros exaustos, cerca de 20 viaturas (algumas delas obsoletas de tanto darem no duro durante anos) e quanto aos meios aéreos, esses que eram fundamentais, foram retirados! Retirados por quem, para onde e porquê?! Bizarro, um helibombardeiro pesado Kamov operava no mesmo dia e hora nas “necessidades das fogueiras” de Belas que contavam no terreno com “307 bombeiros, apoiados por 101 veículo e um meio aéreo” (palavras de um “papagaio” que com ar de gabão falava para a comunicação social).
Diferenças que eu acho bastante relevantes entre cada TO.
O resultado é este: Triste futuro, negro, deixamos nós aos nossos filhos.
Haverá ou não responsabilidades apurar neste incêndio… haverá ou não culpa de alguém para além da do pirómano idiota… existiu ou não vigilância... houve ou não má coordenação… houve ou não falta de meios mecânicos e humanos (o Sr. Ministro do MAI continua a dizer que temos meios suficientes no terreno…), mas onde é que isso acontece?
No meu entender uma vez mais a culpa morrerá solteira.
No breve passeio familiar pela EN339, senti grande revolta e consternação ao ver a paisagem negra ainda esfumada e ao mesmo tempo metia dó ver a passarada a esvoaçar sem rumo à procura daquilo que o fogo lhes consumiu, pensei na biodiversidade que não veremos nas próximas décadas e isto sem avaliar as consequências do meio ambiente e da quantidade de peixes que morrerão a curto prazo assim que as primeiras águas carregadas de cinza negra chegarem aos ribeiros e rios sob a forma de cortina que impedirá a oxigenação deste ecossistema.
Vale a pena pensar nisto.
Enviado por: majo

13 comentários:

  1. gostei da sensibilidade do autor realmente dá que pensar em tudo isto e como diz o texto, triste futuro vamos dar aos nosso filhos e netos. Portugal na europa era até então um cantinho do céu que cada vez mais se transforma num inferno carregado de chamas metidas por doidos, alcoolicos ou outros que desconhecemos para que fins o fazem. A política deste país vai de vento em popa e os bombeiros e seus comandos quanto a mim deviam ser uma classe urgentemente profissionalizada. Realmente valeu a pena pensar no conteúdo do seu texto.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  2. gostei da sensibilidade do autor realmente dá que pensar em tudo isto e como diz o texto, triste futuro vamos dar aos nosso filhos e netos. Portugal na europa era até então um cantinho do céu que cada vez mais se transforma num inferno carregado de chamas metidas por doidos, alcoolicos ou outros que desconhecemos para que fins o fazem. A política deste país vai de vento em popa e os bombeiros e seus comandos quanto a mim deviam ser uma classe urgentemente profissionalizada. Realmente valeu a pena pensar no conteúdo do seu texto.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  3. Mt bem visto, isto tá uma vergonha. Desde um lado ao outro do concelho de Seia ta tudo preto mas verdade se possa dizer depois das imagens k correram nas tv já ñ me admira nada k agora isto teja como tá. Bombeiros e mais bombeiros a fazer k faziam ou encostados aos carros ou a ver o fogo. Já ñ é como antigamente. O meu pai conta mta vez k corriam a serra a pé de pá ás costas para ir ter com o diabo e abriam aceiros de km mata a baixo isto quanto os carros ñ iam ao destino. Hoje o k se vê é, o carro ñ vai nós tb ñ vamos. Meus senhores eu respeito mt os bombeiros mas assim ñ vamos a lado nenhum.
    Carla

    ResponderEliminar
  4. CONCORDO PLENAMENTE. INCÊNDIOS EM LISBOA MESMO QUE SEJA NO TOJO TEM DE TER TRATO ESPECIAL VAMOS LÁ NÓS SABER PORQUÊ. TALVEZ PELO FACTO DE HAVER MUITOS PAPAGAIOS (COMO DIZ O TEXTO, EU POR ACASO VI ESSA REPORTAGEM E SEI A QUEM SE REPORTA) JUNTO AO LUME ONDE SE AQUECEM.. VERGONHA NACIONAL!!!
    A ANPC HOJE JÁ DEMONSTROU FRAQUEZA NA ESTRUTURA E DÁ PELA PRIMEIRA VEZ O BRAÇO A TORCER MAS OS RESULTADOS DESTA FRAQUEZA SERÃO SEMPRE OS MESMOS, PORTUGAL ARDE E NINGUÉM É CULPADO DE NADA MESMO AQUELE PIROMANO ESTUPIDO E PARVO QUE FAZ PINTAR UM PAIS DE NEGRO E CONTINUAM IMPUNE SEGUNDO A LEI PORTUGUESA.
    PARABÉNS Á SUA REFLEXÃO, GOSTEI DA MANEIRA COMO RETRATOU O CASO E COMO ATINGE O CERNE DA QUESTÃO SEM COLOCAR NOMES, ELES SE SE DOEREM APELARÃO Á SUA DOR E AI VEREMOS AS SUAS CARAS
    UM ABRAÇO A TODOS OS BOMBEIROS DE PORTUGAL

    ResponderEliminar
  5. É este o país que temos infelizmente e quanto aos nossos políticos continuam a tentar fazer-nos acreditar nas histórias da carochinha e os 7 anões.
    Sem dúvida alguma que este incêndio foi uma catástrofe para a região, é autentica vergonha. Como dizeis vós, os bombeiros não têm culpa disto até porque eles andavam cansados mas já não podemos dizer o mesmo pelos comandantes que abanam as orelhas a tudo que os senhores da ANPC lhes impõem nas ditas reuniões de comando com os seus superiores. Estamos a anos luz de um comando minimamente organizado.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde a todos,

    Carla,

    Sou Bombeiro Voluntário, mas também já fui um cidadão comum e, por vezes tinha opiniões iguais à tua.

    Vou explicar-te alguns pormenores dos incêndios florestais que passam muitas vezes despercebidos à comunidade...

    Terça-feira ao meio da tarde tem igniçao na localidade de Carvalhal da Loiça um violento incêndio, desde logo ameaçando essa localidade e as localidades de Ortigueira e Girabolhos, ou seja 3 localidades em perigo e quantos meios havia no local???? Onde estavam os meios aéreos?? (os incêndios n se combatem apenas pelo ar, mas se conheces a topografia do terreno em causa saberás k é de dificil acessos e para alem disso n havia meios humanos)Certamente estavam nalgum incêndio onde havia altas entidades.

    Recordo-te k no distrito estava com incêndios os conselhos de: Seia, Gouveia, Trancoso, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo e para alem disso havia um grupo de reforço do distrito da guarda, se não me engano GRIF 2- Guarda no incêndio de S Pedro do Sul.
    Recordar também que Nelas e Mangualde (conselhos visinhos) também tinham elementos nesse incêndio.
    Com isto dizer-te que a nossa zona estava desguarnecida.

    Depois, eis que tem inicio outra igniçao na Aldeia da Serra e foram desmobilizados meios de outros incêndios para lá e foi visto k foram insuficientes.

    No dia seguinte tem inicio outro incêndio em Sandomil mais uma vez, meios insuficientes.

    Os meios eram insuficientes para tao longas frentes de fogo e de impossivel acesso.

    Não te esqueças que o fogo é 16 vezes mais rapido a subir do k a descer e o combate directo em falesias muitas vezes é suicidio. ( pesquisa efeito chaminé e perceberas do k te falo).

    Como os meios eram poucos, havia elementos k mais de 24 horas no combate, sem dormir e mal alimentados. Questiono-te: como te sentes quando não dormes uma noite? ja pensas-te na resposta? coloco-te outra: Como te sentirias se fizesse mais de 24 horas a trabalhar nos limites, fisicos e emocionais?

    Nõs não somos super heróis, somos apenas eróis mortais mas humanos.

    Digo-te mais, dei o meu contributo nestes incêndios, trabalhando la de noite e durante o dia ocupava o meu lugar no emprego. Que rendimento dá um funcionário kando está exausto?

    Es patroa? pensa nisto!!

    Os bombeiros sentados faziam mt bem, pk precisam de descansar e depois de ler o teu coment, so penso: será k vale a pena prejudicar a minha saúde, o meu emprego por mato k os donos n kerem saber, sujeito a ser agredido pela população kando estes so se lembram de rezar kando ha uma tempestade???????

    So deitam as maos a cabeça kando o fogo lhe bate a porta, mas durante todo ano nin guem se lembra de limpar, ninguem se lembra de louvar o esforço k os bombeiros e outras entidades de protecçao civil fazem para salvar bens alheios??!!!

    É por estas e por outras k a vida é injusta.

    Aconselho-te a consultares o Historico da passada semana no site da ANPC e avalia o k te disse acerca dos meios.

    Com os melhores cumprimentos,

    ResponderEliminar
  7. Bombeiros Distrito Guarda17 de agosto de 2010 às 15:52

    Boa tarde anónimo das 14:17
    Sou bombeiro no Distrito. Li o teu comentário e de certo modo terás muita razão no que escreves. Homens não são máquinas mas as máquinas são comandadas por homens e neste caso máquinas e homens são comandados por gente graúda que se encontra sentada em gabinetes a mobilizar meios para aqui e para além sem saberem quais os incêndios que criam ou não mais dificuldade e perigo e o erro mais grotesco é deixarem em branco as pessoas, os parques protegidos, aldeias e vilas, falando claramente, as zonas de maior risco, e tanto quanto sei, a zona do Parque Natural da Serra da Estrela e as suas gentes são uma delas.

    Todos os anos estamos aflitos então se assim é, devia haver uma estrutura minimamente eficaz para que se evitem erros destes. Os anos de 2003 e 2005 nada nos disseram, foi zero. O erro bate á porta mais uma vez e conclui-se que de nada vale uma estrutura como a ANPC a coordenar o país inteiro. Milhares de euros são gastos neste sector para nada valerem aos cidadãos que pagam altíssimos impostos.

    Falas que a zona da Serra ficou desprotegida porque mobilizaram máquinas e homens para outros incêndios então dar-me-ás razão, o concelho de Seia não e nunca pode ficar descalço quanto a meios. Já agora que focamos falta de meios, onde estavam as FEB que estão no CMA de Seia? Onde estavam os elementos da primeira intervenção dos GIPS nos primeiros momentos e cruciais dos fogos nascentes neste caso de Aldeia da Serra? Pois é, nós que andamos no terreno sabemos as faltas que temos e os senhores dos gabinetes, sabem-no??

    Lembro agora de uma reportagem TVI em que o comandante de Seia diz impotente relativamente á falta de meios, «estamos em lista de espera (…) a nossa situação é muito prioritária mas com certeza há outras» lembrando que como diz o texto principal, em Belas não seria de certo uma delas e um Kamov actuava lá. Pois lá está, Lisboa meus amigos é sempre Lisboa, é lá que se encontram os senhores de gabinete que comandam isto tudo e os parques das reservas da capital, como por exemplo os belos chalés dos senhores da nota e os campos de golfe dos senhores da nota têm que ser salvaguardados a todo custo e nós mais esquecidos.
    Anónimo, a zona da Serra da Estrela uma vez que tem aldeias e vilas a coabitar as florestas que não se encontram limpas e sendo um vasto espaço protegido NUNCA EM MOMENTO ALGUM PODERIAMOS FICAR DESGUARNECIDOS.

    Nós somos heróis mortais em que o combate de primeira linha está-nos no sangue ao passo que nem todos pensarão como eu/nós…
    Um forte abraço a todos os bombeiros do Distrito da guarda e demais

    ResponderEliminar
  8. Caro bombeiro do distrito das 15:52,

    A FEB, diga-se brigada terrestre nestes dias encontrava-se no incêndio de S. Pedro do Sul e posteriormente foram mobilizados para o distrito de Vila Real onde ainda permanecem, ficando apenas as brigadas helitransportadas como não há meios aéreos durante periodo nocturno...

    Agora companheiro, isto da estroturação de meios e muitas mais situações têm muito k se lhe diga. Espero pelo final da época para ver se algum ilumidado propõe uma reunião para se debater os prós e contras, mas como eu já ando farto de remar contra a maré, começo a pensar em arrumar os remos.

    Tou a ficar cansado de tanta palhaçada.

    Lisboa??????

    Elisio Oliveira!!!

    Acho que disse tudo.

    Vemo-nos por aí...

    abraço

    ResponderEliminar
  9. Bombeiro Distrito Guarda17 de agosto de 2010 às 22:01

    Caro companheiro das 20:56 vejo que temos o mesmo tipo de linguagem, então o que nos adianta a brigada heli das FEB se à noite não opera?! :)
    A mesma coisa é, nós só nos governamos com dinheiro na carteira e não no banco é por isso que sempre necessário vamos a uma Cx-MB e o levantamos porque sabemos que o temos lá agora se não o temos o que nos adianta....

    Quanto a Lisboa (Elísio) vejo que és minimamente in)formado. Então vemo-nos por aí já que por mais não seja para beber um copo e falar ... e falar... de bombeiros.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Parem com conversa fiada, se querem saber mesmo o que realmente se passou neste incêndio perguntem ao Sr. Comandante de São Romão e ao chefe dos sapadores florestais. Eles poderão dizer-lhes o quanto estiveram a dormir o tempo todo. Tentem saber o que se passou entre populares e os comandantes dos bombeiros aqui mesmo em Valezim, um comandante que nem do concelho era não aceitou auxílio dos populares e ainda para mais como se isso não bastasse acusou à GNR alguns dos populares que lançaram um pequeno contra-fogo para que os seus bens não ardessem e enquanto isso ele e os seus bombeiros estavam na estrada EN-231 e o incêndio andava bem longe dali. Penso que está na hora de pedir responsabilidades por todo o perímetro ardido da serra. Quanto à água espero que não haja problemas na freguesia de Valezim agora penso que quanto a Seia o problema poderá persistir assim que as cinzas chegarem aos leitos das bacias que abastecem aquelas cidades e nesse aspecto estou do lado do Presidente que sem culpa alguma irá ser pressionado pela opinião publica. Poderá ser mais um ano com problemas no abastecimento público mas o Sr. Presidente da Câmara deve pedir responsabilidades e esclarecer os munícipes.

    ResponderEliminar
  11. oh anónimo das 14h59,
    é já o 3º comentário teu exactamente igual k leio aki em varios post´s.
    Parece-me k keres deitar lume pá fogueira.

    Tem piada, o sr administrador só coloca os post´s k lhe interessa, pois ainda ontem respondi à letra ao morador da desterro e esse post n foi colocado. ao invés disso, colocou 3 exactamente iguais pelo blog.

    Já há remédio para a frustração!

    ResponderEliminar
  12. Esclarecimento:
    Caro leitor e comentador anónimo das 20:17h, desde já agradecemos a sua preferência.
    Após analisado o seu comentário tem-se a citar o seguinte:

    1º. – Quanto aos três comentários do qual faz argumento e presta obter uma resposta, devemos acrescentar da nossa parte que chegaram ao blog no dia e sequentes horas «18 de Agosto de 2010 14:47, 14:57 e 14:59» e foram publicados online às 16:36, seja 1:37h depois. Os referidos seguiram-se em três diferentes notícias aqui publicadas e que na nossa opinião se encontram interligadas pelo tema que as movimenta. O blog publica opiniões e sugestões o que por último de alguns leitores/comentadores, não de todos, transmitam algumas indignações ou lamentos perante determinados factos, o que se deva achar agente de respeito uma vez que vivemos num estado de direito em que a liberdade de expressão (moderada) está tolerada pela democracia.

    2º. – Após minuciosa pesquisa no servidor do blog bombeirospontopt não se encontrou qualquer comentário que nos tenha chegado e não foi publicado. No entanto sempre que utilizar o sistema «Enviar um comentário» deve seguir todos os passos correctamente definidos e verificar se ficou registado e enviado no servidor. Caso pretenda responder ou comentar seja o que for (crítica construtiva ou não), teremos muito gosto em fazê-lo, no entanto, é da sua inteira responsabilidade e não do blog. Como poderá ler no espaço “Senhores Comentadores” (à direita após o Menu) os comentários que contenham teores que achemos abusivos, insultuosos ou contenham géneros de palavrões contra o blog ou terceiros são excluídos de imediato, situação que não temos verificado.

    3º. – Tal como foi referido no 1º. ponto, da nossa parte era tudo o que tínhamos a referir, quanto às outras questões que aponta e que provavelmente ficaram em aberto terá mesmo que ser o anónimo das 14:59h a responder. Por último, o blog e o anónimo das 20:17h estão de perfeita harmonia, ambos achamos que «já há remédio para a frustração» mas o fármaco tomado pelos que já se acham curados não foi suficiente para atenuar o desrespeito de saber opinar sem ponderar a ideia dos outros.

    Os nossos cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Sim anónimo das 20h17 diz lá o que pretendes saber mais do que aquilo que já leste, eu sou o anónimo das 14h59.
    Sim coloquei os meus 3comentário nos 3post’s porque todos eles batem no fundo da questão em que reflecte irresponsabilidades de quem comandou este enorme incêndio que colocou em perigo Valezim e outras aldeias. Falo de Valezim por sou de cá e acompanhei de perto o decorrer de muitos casos junto á piscina e quem assiste fica perplexo de ver e ouvir certas coisas de pessoas que se dizem responsáveis por bombeiros etc etc.
    Foi comentado aqui por um popular de confiança que tem familiares em S. Romão que o informaram que houve grande culpa no incêndio enquanto andou na senhora desterro nada mais e deixemo-nos de conversa fiada. Dizes que quero “deitar lenha pá fogueira”, achas???!!! Depois do que ardeu ainda queres ver isto mais sujo do que já está!? Ainda queres ver a serra mais queimada do que hoje se encontra!? Não te conheço e nem quero, porque só demonstras ser uma pessoa sem escrúpulos só mesmo tu podes gozar com o mal dos outros e defender quem erra. Errar é humano então há que ademitir o erros e pronto.
    Li o que o blogue escreveu em esclarecimento ao triste comentário e delas faço minhas palavras também, o remédio que tomaste não te fez efeito e pensas que já estas curado da tua frustração.
    Quanto ao adeministrador do blogue reconheço que abusei um pouco em ter postado 3X o mesmo comentário mas fica a sua consignação podendo com a minha autorização retirar pelo menos 1 ou 2. Devo dizer-lhe também que acho o trabalho dos bombeiros muito interessante e de respeito mas há casos que se não são divulgados, nos proximos anos acontece igual. Admiro como aqui são colocados os temas sem que provoque ou crie indiferenças e com o máximo de respeito pelos bombeiros da nossa região e das outras do país mas continuo com a minha opinião, o Sr. Presidente da Câmara deve pedir responsabilidades a quem de direito ligado a este fogo.
    Anónimo das 20h17 aprendeste alguma coisa com o que leste? Assim o espero!

    ResponderEliminar