quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Vila Real Soma 500 Incêndios e Mais 5000 Hectares de Área Ardida em 2 Semanas

Em apenas duas semanas, os bombeiros do distrito de Vila Real combateram 500 incêndios, que queimaram uma área de 5042,77 hectares, disse hoje à Agência Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS).
Entre 1 e 15 de Setembro, o CDOS registou 500 incêndios, alguns dos quais atingiram grandes proporções, envolveram muitos meios humanos, viaturas, meios áreos e elevados prejuízos em área ardida.
Em igual período do ano passado, os bombeiros foram chamados a combater 85 incêndios e contabilizaram 112,58 hectares de área ardida.
Um dos maiores incêndios registados nas últimas semanas no distrito este ano, foi o de Alderete, que começou no Peso da Régua e durante os mais de dois dias que esteve activo passou para os concelhos de Mesão Frio e Baião, chegando a envolver cerca de 250 bombeiros.
O comandante dos Bombeiros do Peso da Régua, António Fonseca, disse à Lusa que o principal inimigo dos soldados da paz no combate ao incêndio de Alderete foi o vento que empurrava as chamas.
A falta de acessos, o declive acentuado dos terrenos e o calor foram outras das dificuldades apontadas pelo comandante, que lamentou ainda a falta de estradões e de limpeza dos matos.
Até finais de Agosto, o Douro registava menos 30 por cento de precipitação do que em anos anteriores.
«Este está a ser um ano muito preocupante. Temos quase o triplo dos incêndios e até pode ser coincidência mas a verdade é que o povo diz que o número dos incêndios aumenta sempre em ano e eleições e isso está de facto a acontecer», frisou.
Em Setembro, ocorreram 20 incêndios no concelho da Régua, com uma área ardida, em valores ainda provisórios, de 1316,66 hectares. No ano transacto, foi registado apenas um fogo e 0,25 hectares de área ardida.
Os bombeiros da Régua têm também ajudado no combate aos incêndios em outros concelhos do distrito, como em Chaves, o mais atingido nos últimos cinco dias.
«Esta última semana foi muito preocupante. Fomos atingidos por cinco grandes incêndios e só não houve consequências mais desastrosas fruto do bom trabalho dos bombeiros», afirmou o presidente da Câmara de Chaves, João Batista.
Desde o início do mês, o concelho de Chaves registou 62 incêndios e uma área ardida de 1186,94.
O autarca referiu que está a ser feito um «levantamento exaustivo» dos prejuízos, entre os quais de contabilizam duas casas desabitadas e um armazém sem utilização queimados.
João Batista considera estranho que «aconteçam quatro ou mais incêndios ao mesmo tempo e alguns ao final da tarde, quando os meios aéreos já não podem intervir». «Entendo que devem ser investigadas as origens destes incêndios», defendeu.
De 1 de Janeiro a 31 de Agosto, ocorreram no distrito de Vila Real 1637 incêndios que queimaram 6894,53 hectares.
Neste período, o concelho de Montalegre foi o mais atingido, com 300 incêndios e 1837,68 hectares de área ardida.
Lusa / SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário