quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PJ: 15 Detidos por Fogo Posto no Norte Este Ano

A Directoria do Norte da Polícia Judiciária revelou hoje que já deteve 15 pessoas este ano por suspeita de incêndios florestais e urbanos "intencionalmente ateados".
Em comunicado, a PJ refere que o último detido, terça-feira, com a colaboração da GNR, foi um homem de 42 anos "que se prepararia para lançar fogo em área florestada na zona de Baião", usando um isqueiro e uma garrafa de álcool.
"Ao arguido serão imputáveis outros incêndios intencionalmente ateados na zona, designadamente um que, iniciado no dia 30 de Agosto [domingo], consumiu uma grande superfície florestal, com cerca de 700 hectares, causou a morte de cabeças de gado e ameaçou habitações nas redondezas", refere a PJ.
O detido já tinha sido condenado por furto e "poderá ter actuado por razões fúteis".
Quatro incêndios deflagraram entre a meia-noite e as 02:00 de domingo em pontos distantes do concelho de Baião, tendo sido encontrados alguns engenhos junto a um dos locais.
As "fortes suspeitas" de fogo posto e o receio de novas acções levaram a Câmara de Baião a decidir, no mesmo dia, reforçar a vigilância nocturna das florestas do concelho.
Segundo a PJ, "recentemente, foi constituído arguido um indivíduo por presumível envolvimento em incêndios ateados na zona da Trofa e ao qual foi feita a apreensão de mechas e de seis isqueiros", mas "não foi detido face a quadro de desequilíbrio mental".
Também recentemente, foram identificados três menores de 16 anos, "criminalmente inimputáveis, por presumível autoria de fogo florestal na zona de Cinfães".
FZ.
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário