segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"Do Que Vale Um Boicote?"

Muito se tem falado dos boicotes ao ECIN, mas o que vale isso?
Na minha opinião, não são os boicotes que vão resolver uma situação que já decorre há muitos anos. Fui bombeiro e com muito orgulho, mas infelizmente já não ingressaria em qualquer corporação.
Os valores morais que regiam os bombeiros foram-se perdendo ao longo dos anos. A Liga não representa o bombeiro voluntário, mas sim os interesses de alguns.
O bombeiro voluntário já não tem direitos, mas sim deveres que cada vez mais afastam os jovens do voluntariado e os próprios bombeiros mais velhos.
Não digo com isto que não haja regras, mas vamos adaptar as regras à realidade do voluntariado hoje em dia. O bombeiro voluntário em Portugal é uma pessoa que trabalha e que nos seus tempos livres se desloca ao quartel para fazer o que gosta.
A Liga que representa os bombeiros devia arranjar mecanismos para que estes homens se aperfeiçoem no que fazem de melhor, mas em vez disso, não: ”… têm que ter tempo para os bombeiros, porque não assim sendo nem vale a pena cá estarem…” A realidade deste país não se adapta a essas regras, o que se nota bem, porque há quartéis em que o corpo activo raramente ultrapassa os 30 elementos.
Os bombeiros voluntários são voluntários, a corporação não lhes paga nada. Assim sendo, que direito têm de obrigar o “homem” a ir combater fogos nas horas de expediente, onde este já sabe à partida que vai ser despedido e que a corporação não lhe vai dar apoio? Já é tempo de se pensar nisto. A GNR começou a tomar conta desta área, sempre pertença dos bombeiros, devido a estas e outras situações.
Os bombeiros não têm um organismo que os defenda ou que os apoie numa situação de desemprego. O voluntariado em Portugal está para acabar, mas as pessoas ainda não se aperceberam disso. Tudo se tem feito para que essa realidade aconteça. Tem-se criado grupos profissionalizados para o efeito. Será que ainda ninguém viu?
União faz a força, mas tem que ser a nível nacional. Pressionem as direcções, estas que façam o trabalho para que foram eleitas. Sem estas, por mais boicotes que se façam, não se chega a lado nenhum.

Fonte: bombeirosparasempre.blogspot.com

1 comentário:

  1. Venho por este meio pedir a publicação de : Os Bombeiros de Alcacer nao recebem os Gratificados desde Janeiro de 2009
    Irregularidades na parte de finanças. contas nao declaradas da associaçao e abusos de Poder do Srºcomandante o
    uso de viaturas e outros
    equipamentos para beneficio proprio... nao falando em ameaças aos proprios bombeiros que falem no assunto....
    Nao falam do nos sistemas de combate a incendios (ECIN) o Estado esta a pagar 2 Ecins em Alcacer mas na realidade
    o quartel durante a semana e pior ao fim-de-semana nao tem pessoal para um Ecin, isto para dizer que o Estado esta
    a pagar 2 grupos onde nao existe um completo.... Bom nao falando noutros assuntos senao o Quartel fechava as
    portas...



    Por isso pedia o vossa ajudar para ajudar estes Bombeiros da indignacao deste Comandate e da Propria Associaçao.
    Comprimentos

    Grupo de Bombeiros de Alcacer do Sal

    ResponderEliminar