domingo, 27 de setembro de 2009

O Futuro Dos Bombeiros É Negro (Escreve um Leitor)

Analisada a noticia (Bombeiro Despedido: Incêndio "deu-lhe" a Demissão), que não diz tudo, mas é clara, trata-se de mais um caso exemplar da falta de legislação que proteja os Bombeiros Voluntários deste País mas que têm contra si o famoso Código de Trabalho da autoria do sr. Bagão Félix com versão melhorada, a favor dos patrões, pelo sr. Vieira da Silva.

Claro que o patrão, para além do mais tudo indica que seja uma Cooperativa, se tomou a atitude da forma como a noticia relata foi no mínimo insensível às funções de um seu empregado enquanto Bombeiro Voluntário.

Claro que a forma não terá sido a mais indicada e talvez por isso o tiro lhe salte pela culatra em Tribunal. Mas quem fica sempre mal é o Bombeiro só por ser Bombeiro.

Claro que se o trabalho feito pelos Srs. acima indicados,o tal Código do Trabalho, tivesse passado por um crivo dum Ministro da Administração Interna conhecedor das realidades, talvez a lei tivesse beneficiado de algum artigo ou alguma alínea que pudesse prever e prevenir estas situações.

Mas este sr ministro soube criar leis que obrigam, por exemplo, os voluntários a cumprir 275 horas por ano para poderem continuar a ser bombeiros para apagar fogos, para socorrer acidentes ou vitimas de doenças súbitas, para socorrer náufragos e todas as outras missões de socorro, caso contrário não fazem falta.

Por outro lado, se os Bombeiros tivessem um Estatuto Social do Bombeiro como deve ser, tudo isto seria evitado. Nesse Estatuto, e não pode ser de outra maneira, os Bombeiros que tem deveres, devem também ter ali os seus direitos consagrados.

Mas as entidades patronais também devem beneficiar de contrapartidas por terem bombeiros ao seu serviço. Porque é que esta filosofia não anda? Responda quem souber.

Este é mais um pequeno exemplo, de entre muitos, como o futuro dos bombeiros é negro. E há gente, de forma ingénua ou maldosa, que ainda pensa que o País pode dispensar os Bombeiros Voluntários.

Essas pessoas devem abrir os olhos e os ouvidos, pensarem e meditarem nos disparates que andam a conjecturar para prejudicar as actividades dos Bombeiros e prejudicar ainda mais o país.

Digam o que disserem. Façam o que fizerem.

Não são os Canarinhos e muito menos os GIPS que um dia poderão substituir os Bombeiros. E por falar nisso, quanto é que estas Forças Especiais custam ao País e quanto é que custam os Bombeiros.

Mas cuidado com as contas. Elas têm que ser transparentes para que os números não enganem os ingénuos.

Curvemo-nos respeitosamente em memória dos três bombeiros de Esposende que hoje morreram em serviço.

Texto deixado em forma de comentário à notícia ""Bombeiro Despedido: Incêndio "deu-lhe" Demissão"". O *bombeirospontopt* achou relevante e passou a publicá-lo em primeira página

Sem comentários:

Enviar um comentário