terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cerca de 22 Milhões de Euros para Bombeiros e Protecção Civil

As associações humanitárias de bombeiros vão receber 21,9 milhões de euros de fundos comunitários, através do Domínio de Intervenção Prevenção e Riscos, inserido no Eixo III do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT).

A Estrutura de Missão para a Gestão de Fundos Comunitários do Ministério da Administração Interna apresentou hoje os resultados do segundo concurso.

Das 69 candidaturas entregues, 17 já foram aceites, 18 estão em fase de aceitação e 34 foram recusadas.

Pelas previsões de comparticipação do fundo de coesão, considerando as 17 candidaturas aceites e as 18 a aguardar aprovação, 21,9 milhões de euros serão entregues a associações humanitárias de bombeiros, que apresentaram 50 candidaturas, e 12,6 milhões à Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Assim, para a construção, requalificação e reorganização da rede de infra-estruturas serão entregues 19,8 milhões de euros (51,2 por centos), mais 16,7 milhões para o equipamento operacional de protecção civil e veículos.

Na apresentação dos resultados, o ministro da Administração Interna considerou os fundos comunitários uma "janela de oportunidade que tem de ser bem aplicada".

"Estes fundos comunitários têm de ser bem aproveitados para equipar a protecção civil e os bombeiros", afirmou Rui Pereira, lembrando o "esforço sério que foi feito na legislatura".

O Eixo III - Domínio de Intervenção Prevenção e Gestão de Riscos tem previstos 150 milhões de euros de fundos de coesão.

DN

Sem comentários:

Enviar um comentário