segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Loriga: Incêndio Florestal na Penha do Gato

Cerca das 17:00h, o sopé norte da Penha do Gato (Vale de São Bento), área afecta ao Parque Natural da Serra da Estrela esteve em chamas.

Avaliando a escassez dos acessos, a morfologia íngreme do terreno, os ventos fortes e a temperatura elevada, valeu uma vez mais a rápida e experiente intervenção dos Bombeiros de Loriga que acorreram de imediato ao local para salvaguardar o gado e as palheiras existentes naquela zona.

Pelo vale íngreme e no sentido ascendente seguiram parte dos meios humanos com material sapador, pela única estrada em macdame (encosta nascente) estiveram VFCI’s e VLCI’s a prestar auxílio à outra parte que já se encontrava na linha e cabeça de fogo e do ar veio o apoio do Hotel 27, 32 e o Kamov.

No empenhamento imediato e prioritário a incêndios nascentes em áreas habitacionais de maior perigo, de reservas naturais e protegidas, o DECIF prestou um valiosíssimo contributo a esta área afecta ao Parque Natural da Serra da Estrela onde instantaneamente surgiram em auxílio 3 meios aéreos e cerca de 6 corporações de Bombeiros do Distrito da Guarda.

O incêndio ficou circunscrito uma hora e meia depois, passando de seguida à fase de rescaldo e neste momento encontra-se em período de prevenção e vigilância.





Fotos e texto enviados por: majo

3 comentários:

  1. Parabéns amigos bombeiros e conterrâneos de Loriga, todos nós sabemos que trabalhar na nossa Serra não é tarefa fácil mas como diz o texto, a vossa experiência é extraordinária...
    Um abraço a todos vós e parabéns
    Mendes - Sacavém

    ResponderEliminar
  2. Somos os melhores em tudo,os meus parabens aos Bombeiros de Loriga pelo magnifico trabalho que têm vindo a fazer para onde têm intervido.A todos muito obrigado por levardes o nome de Loriga além fronteiras.Parabens a todos.

    ResponderEliminar
  3. Amigos leitores e comentadores têm-nos feito chegar por forma de comentários a alguns tópicos, notícias de alguns temas da actualidade que circulam em jornais locais referentes a situações político-partidárias.

    O *bombeirospontopt* vem por este meio informar que o blog expressa qualquer opinião sem que contenham palavrões ou manifestem política, assim, os comentários dos anónimos do dia 10-09-2009 ficam sem efeito de publicação.

    Os vossos interesses, fotos e indignações podem no entanto ser enviadas para o blog onde teremos muito gosto em recebê-los e publicá-los se for caso disso.

    Cumprimentos a todos quantos passam por aqui e desde já o nosso muito obrigado pela preferência.
    Administradores do *bombeirospontopt*

    ResponderEliminar