quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Pedido Desbloqueamento de Verbas Para Vítimas de Incêndios

O Parlamento Europeu pediu ontem o desbloqueamento urgente de fundos de ajuda às vítimas dos incêndios que devastaram este Verão o Sul da Europa, solicitados por Portugal e pela Grécia.
Uma resolução aprovada por uma larga maioria dos eurodeputados reclama à Comissão Europeia, presidida pelo português Durão Barroso hoje reeleito, que disponibilize, "sem demora e com a maior flexibilidade possível", o Fundo de Solidariedade para ajudar as vítimas de catástrofes naturais deste Verão.
Os eurodeputados pedem ainda a criação de uma verdadeira força de protecção civil europeia, capaz de reagir rapidamente em caso de incêndios e outras catástrofes.
Os parlamentares congratularam-se com a contribuição da reserva táctica europeia de luta contra os fogos, dotada de aviões, e que foi accionada este Verão para apoiar os países mais fustigados pelas chamas.
Portugal e Grécia solicitaram este tipo de auxílio.
A mesma resolução do Parlamento Europeu lembra a responsabilidade individual dos Estados-membros na prevenção e combate dos incêndios nos seus territórios.
O documento defende também uma verdadeira estratégia à escala europeia face aos 315 mil hectares devastados pelas chamas no Sul da Europa este Verão, salientando a proporcionalidade entre a frequência dos incêndios na Europa e o agravamento do aquecimento global.
Em Portugal, mais de 35 mil hectares de floresta arderam até ao fim de Agosto desde ano, mais do dobro da área total de 2008, de acordo com o relatório provisório de incêndios florestais da Autoridade Florestal Nacional.
Destak/Lusa

1 comentário:

  1. Amigos leitores e comentadores têm-nos feito chegar por forma de comentários a alguns tópicos, notícias de alguns temas da actualidade que circulam em jornais locais referentes a situações político-partidárias.

    O *bombeirospontopt* vem por este meio informar que o blog expressa qualquer opinião sem que contenham palavrões ou manifestem política, assim, os comentários dos anónimos do dia 10-09-2009 ficam sem efeito de publicação.

    Os vossos interesses, fotos e indignações podem no entanto ser enviadas para o blog onde teremos muito gosto em recebê-los e publicá-los se for caso disso.

    Cumprimentos a todos quantos passam por aqui e desde já o nosso muito obrigado pela preferência.
    Administradores do *bombeirospontopt*

    ResponderEliminar